Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLTICA
Tamanho do texto: A A A A
15/03/2018

Vereadora do PSOL assassinada a tiros no centro do Rio

Compartilhar:

 A vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco, do PSOL, foi morta a tiros no bairro do Estácio, região central da capital carioca, na noite desta quarta-feira (14). Ela estava dentro de um carro acompanhada de um motorista, que também foi morto, e de uma assessora, quando teria sido abordada por outro veículo.

Uma ambulância do quartel central do Corpo de Bombeiros foi acionada para o local e constatou a morte da parlamentar e do motorista. A vereadora estava indo para casa no bairro da Tijuca, zona norte do Rio, voltando de um evento ligado ao movimento negro, na Lapa.

A Delegacia de Homicídios está no local fazendo a perícia no carro da vítima, atingido por vários tiros. Segundo informações preliminares da Polícia Militar do RJ, que atendeu a ocorrência, a parlamentar e o motorista, que não teve a identidade informada, foram baleados e morreram no local. A assessora Fernanda Chaves sobreviveu ao ataque e não teria sofrido nenhum tiro, segundo o Corpo de Bombeiros.

Marielle voltava de um evento chamado “Jovens negras movendo as estruturas”, na Lapa, quando, de acordo com testemunhas, teve o carro emparelhado por outro veículo, de onde partiram os tiros.

Em nota, a Executiva Nacional do PSOL manifestou pesar pelo assassinato da vereadora e destacou sua atuação política. “A atuação de Marielle como vereadora e ativista dos direitos humanos orgulha toda a militância do PSOL e será honrada na continuidade de sua luta”, diz um trecho. O partido também exigiu apuração “imediata e rigorosa” sobre as circunstâncias do crime.

Há duas semanas, Marielle havia assumido relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Ela vinha se posicionando publicamente contra a medida.

A parlamentar também chegou a denunciar, em suas redes sociais, no fim de semana, uma ação de policiais militares na favela do Acari. “O 41º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari. (…) Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, escreveu.

A PMERJ confirmou a operação e argumentou que criminosos atiraram contra os policiais e houve confronto. Durante vasculhamento na comunidade, dois homens foram presos e houve apreensão de um fuzil calibre 7,62 mm e oito rádios comunicadores, segundo nota da corporação.

Trajetória

Eleita com 46,5 mil votos, a quinta maior votação para vereadora nas eleições de 2016, Marielle Franco estava no primeiro mandato como parlamentar. Oriunda da favela da Maré, zona norte do Rio, Marielle tinha 38 anos, era socióloga, com mestrado em Administração Pública e militava no tema de direitos humanos.

Fonte: Agência Brasil



OUTRAS NOTCIAS


Apoiador declarado do vereador, Dutra coloca colega em saia justa no evento (22/07)
Projeto que autoriza emprstimo para pagar precatrios pode ir votao (22/07)
PTB busca nome do partido para fazer dobrada com Ripposati (22/07)
Com apoio declarado a Tony, Piau prestigia Franco Cartafina e Gilberto Ripposati (22/07)
Prefeito de BH critica antecessor por entregar hospital com 10% da capacidade (22/07)
PHS em MG descarta aliana com PT e deve seguir com Anastasia (22/07)
Sentimento de posse gera violncia contra a mulher, diz gerente do CIM (22/07)
Renovao de contrato do Olho Vivo (21/07)
Com retorno de votaes, recesso na ALMG ser mais curto (21/07)
Sindicato pede informaes ao Ipserv para tentar barrar aumento de alquota (21/07)
Aberta concorrncia para elaborar projeto de geosstio na Santa Rita (21/07)
PHS faz conveno hoje e confirma a pr-candidatura de Franco Cartafina (21/07)
PRTB inaugura sede e apresenta seis pr-candidatos a deputados este ano (21/07)
Aps entraves, PMU lana novo edital para a PPP da iluminao (21/07)
Prefeitura de Uberaba amplia servios por agendamento eletrnico (20/07)
Com cesso de imvel Mosaic, PMU busca local para ParqueLAB (20/07)
Arquivo Pblico adquire o acervo de 45 anos de circulao do JM (20/07)
Em cenrio de indefinies em Minas, partidos polticos iniciam convenes (20/07)
Piau verifica andamento de obras a serem entregues no 2 semestre (20/07)
Centro desiste de Ciro Gomes, apoia Alckmin e d flego eleitoral a tucano (20/07)




San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018