POLÍTICA

Piau diz que não há motivos para alarmismo e shows estão mantidos

Diante de dúvidas geradas pelo registro de casos suspeitos de coronavírus, Prefeitura mantém as atividades em torno das comemorações do bicentenário

Gisele Barcelos
Publicado em 29/02/2020 às 13:20Atualizado em 18/12/2022 às 04:35
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Estrutura para a realização das atividades do bicentenário estava praticamente pronta, ontem, no estádio Uberabão

Shows do aniversário da cidade hoje estão mantidos, apesar das dúvidas geradas com o registro das primeiras suspeitas de coronavírus em Uberaba esta semana. A afirmação é do prefeito Paulo Piau (MDB), argumentando que não há motivo para alarmismo no município porque nenhum caso foi confirmado até o momento.

Desde o anúncio dos primeiros pacientes com suspeita de contaminação na cidade, internautas vêm manifestando preocupação nas redes sociais com a aglomeração de pessoas nos shows hoje e também com a circulação em Uberaba de pessoas vindas de outros países durante o período da ExpoZebu. As mensagens questionam até se o momento não seria propício para cancelar a programação do bicentenário e suspender a realização da feira até que a ameaça do coronavírus diminua.

Em resposta às críticas, o prefeito descartou qualquer medida mais drástica por causa das suspeitas da nova doença. “Hoje não há razão para cancelar shows do aniversário da cidade ou suspender ExpoZebu”, declara. O chefe do Executivo argumenta que os dois pacientes com suspeita da doença passam bem e até tiveram alta do Hospital Regional. Por isso, a expectativa é que a contaminação pelo novo coronavírus não se confirme. “Vamos aguardar o resultado dos exames”, acrescenta.

Além disso, Piau manifesta que o surto de H1N1 no mundo também explodiu na época da ExpoZebu em 2009 e a feira não foi cancelada por cauda da situação. “Apenas foram adotados todos os cuidados de higiene e não tivemos problemas”, defende.

Araxá registra caso suspeito de coronavírus

Mais uma suspeita de contaminação pelo novo coronavírus foi registrada na região. Desta vez o caso é de um paciente residente em Araxá. Em nota. a Prefeitura da cidade vizinha informou que trata-se de um homem de 37 anos, que apresentou sintomas da doença após ter contato com pessoa que esteve na Itália.

Ainda conforme as informações da Prefeitura de Araxá, a coleta de amostras para exame do paciente já foi feita e o material encaminhado para Uberaba, onde serão seguidos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a investigação do caso.

A suspeita em Araxá não consta no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na última sexta-feira (28). O levantamento também não inclui até o momento outros seis pacientes com suspeita em investigação em Uberlândia.

Dos casos registrados em Uberlândia, uma jovem de 28 anos está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), outra de 27 anos está em uma unidade particular da cidade e um homem de 31 anos está internado em outro hospital da rede privada. Já quatro membros da mesma família e uma quinta pessoa com suspeita da doença estão em casa, segundo a Secretaria de Saúde da cidade. Todos os pacientes hospitalizados estão isolados e os que estão em casa foram orientados a permanecerem na residência e tomar os devidos cuidados.

De acordo com a SES-MG, o Estado conta com 17 suspeitas notificadas da doença, sendo eles em Barbacena (1), Belo Horizonte (8), Contagem (1), Juiz de Fora (1), Montes Claros (1), Ouro Preto (1), Uberaba (1), Uberlândia (2) e Viçosa (1). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por