POLÍTICA

Partidos deixam registro para o último dia

Passadas as convenções realizadas entre 10 e 30 de junho termina hoje o prazo estipulado pelo Calendário Eleitoral

Thassiana Macedo
Publicado em 05/07/2012 às 00:31Atualizado em 19/12/2022 às 18:41
Compartilhar

Passadas as convenções partidárias realizadas entre 10 e 30 de junho, em que partidos definiram seus candidatos e coligações para as eleições municipais de outubro, termina hoje o prazo estipulado pelo Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a entrega dos pedidos de registros de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. Segundo as zonas eleitorais em Uberaba, até ontem não houve nenhum registro.

A explicação para isso é que a partir deste ano o primeiro passo do registro é todo feito pela internet. Segundo a legislação eleitoral, o pedido é feito pelos candidatos, obrigatoriamente, em meio magnético gerado pelo sistema CANDex, desenvolvido pelo TSE. A segunda etapa é a apresentação da documentação no cartório, como declaração dos bens, as certidões criminais e as propostas defendidas pelos candidatos a prefeito, acompanhados das vias impressas e assinadas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários e Requerimento de Registro de Candidatura, emitidos automaticamente pelo sistema.

De acordo com informações dos Cartórios Eleitorais, responsáveis pelas comarcas de Uberaba, Delta, Água Comprida, Campo Florido e Veríssimo, os interessados deverão ter atenção especial ao novo horário de atendimento dos cartórios definido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A partir desta quarta-feira (5), em todo o Estado, os cartórios funcionarão ininterruptamente, incluindo fins de semana e feriados, sempre das 13h às 19h. Em agosto o horário muda novamente, os cartórios passam a funcionar uma hora mais cedo, das 12h às 19h, até após as eleições de outubro. Se o partido ou a coligação não requerer o registro de seus candidatos, poderá fazê-lo observando o prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação do edital coletivo dos candidatos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por