POLÍTICA

Para minimizar impacto no comércio, PMU reduz ritmo de obras do BRT

Gisele Barcelos
Publicado em 14/12/2016 às 07:27Atualizado em 16/12/2022 às 16:11
Compartilhar

Neto Talmeli

Obras do BRT na avenida da Saudade, onde começa a ser implantada a pavimentação do corredor do BRT, que deverá receber as guias

Por causa das chuvas e para minimizar impacto no comércio no fim de ano, Prefeitura anunciou desaceleração no ritmo das obras dos novos corredores do BRT. No restante de dezembro, o serviço será focado em atividades de menor impacto. As grandes intervenções no trânsito das avenidas serão retomadas em janeiro.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos e de Obras, Antônio Sebastião de Oliveira, a mudança no cronograma de execução é para evitar transtornos principalmente ao comércio na região no período natalino. Segundo ele, a decisão foi tomada para atender solicitação dos lojistas. Oliveira ainda ressalta que os trabalhos de terraplenagem e concretagem da pista foram concluídos em alguns trechos. Com isso, até janeiro, a construtora concentrará as atividades na instalação das subestações e na parte urbanística, como plantio de grama e adequações em meio-fio e calçadas.

Respondendo pelo consórcio responsável pela obra, o engenheiro Altamir Rôso pondera que o período chuvoso é de baixa produtividade, o que desacelera o ritmo de execução do serviço. “Não vamos abrir novas frentes nas avenidas para deixar comerciante mais confortável. Continuamos com trabalhando no meio-fio, plantio de grama e passeios. A obra não está sendo interrompida, é apenas uma reprogramação”, declara, reforçando que os terminais de integração já estão também em fase de acabamento. A previsão, até então, seria a entrega dos novos corredores do BRT até fevereiro. No entanto, com a reformulação do cronograma anunciada ontem, ainda não foi divulgada a nova data de entrega da obra. 

Santa Beatriz será liberada com parada na implantação da macrodrenagem. Com apenas 570 metros de galerias a serem implantadas para concluir a macrodrenagem na avenida Santa Beatriz, a obra será suspensa e a via será totalmente liberada a partir de quinta-feira (15) para a circulação de veículos. Prefeitura justifica que a decisão também é por causa das chuvas e para evitar prejuízos ao comércio.

No fim do ano passado, o serviço no trecho também foi interrompido temporariamente e só retomado em março deste ano. Entretanto, o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio Sebastião de Oliveira, assegura que o intervalo não será tão grande. “Em janeiro, voltamos com as atividades e concluímos os 570 metros entre a avenida Maranhão e rua Frutal”, declara.

Oliveira ainda pondera que a implantação das galerias tem especificidades técnicas por causa da escavação profunda e a obra fica aberta ao livre. Segundo ele, as valas precisam ser fechadas no período chuvoso por questão de segurança e a empresa aproveita o momento para conceder férias coletivas aos trabalhadores. “Desta forma, temos como liberar a via, garantindo um trânsito mais tranquilo e seguro no fim do ano”, justifica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por