POLÍTICA

Samu Regional é prioridade para o novo presidente de consórcio

Foi eleita na semana que passou a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo

Gisele Barcelos
Publicado em 25/02/2018 às 01:09Atualizado em 16/12/2022 às 06:04
Compartilhar

Divulgação/Cistrisul

Prefeitos da região elegeram o chefe do Executivo de Conceição das Alagoas, Celson Pires, para comandar o Cistrisul

Entrada em funcionamento do Samu Regional é prioridade para o novo presidente eleito do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo do Sul (Cistrisul), Celson Pires (MDB). Ao assumir o posto esta semana, o dirigente afirma que dará continuidade ao trabalho realizado na gestão anterior para viabilizar a consolidação do projeto.

Pires adianta que buscará informações com o presidente anterior do consórcio, Rui Ramos, para verificar o status atual do processo referente ao Samu Regional e retomar as ações para destravar a implantação do serviço em âmbito regional.

Questionado, o novo presidente do consórcio preferiu não especificar prazo para a entrada em operação do Samu Regional. Segundo ele, não é possível falar em datas no momento porque a questão depende de articulações políticas. “Temos que correr atrás dos órgãos competentes e do governo mineiro para implantar. Esse é o desafio”, pondera.

A implantação do Samu Regional Triângulo Sul vem sendo articulada desde 2015 e não se consolidou até agora. Inicialmente houve dúvidas para a escolha do local onde seria criada a base do serviço, mas as lideranças da região fecharam consenso sobre a instalação da central operacional no prédio do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Uberaba.

As instalações, entretanto, precisam de reforma e adequações antes de abrigar o serviço. O projeto da obra está pronto e aguarda posicionamento do Estado sobre a liberação da verba.

Aciu cobra do governador instalação

da base de helicóptero em Uberaba

Em paralelo à movimentação para consolidar o Samu Regional, discussão em torno da incorporação de helicóptero ao projeto do Triângulo Sul também foi retomada. A proposta começou a ser discutida no ano passado, mas outras cidades também disputam a aeronave.

Na última semana, a Aciu enviou documento ao governador Fernando Pimentel e reivindicou que a base do helicóptero seja instalada em Uberaba. O presidente da entidade, José Peixoto, afirma que a cidade não pode perder o projeto. “No ano passado, tivemos as informações que estaria tudo acordado para a vinda do helicóptero. Há alguns meses essa certeza começou a se tornar dúvida e vimos a necessidade de uma atuação urgente, junto ao governo do Estado, para que a destinação do helicóptero se concretizasse”, declara.

Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde firmou convênio para a aquisição de duas aeronaves destinadas ao atendimento pré-hospitalar. Um dos helicópteros estaria alocado para o Samu Regional de Governador Valadares e o outro teria sido anunciado inicialmente para Uberlândia, mas, como o Samu não chegou a ser colocado em funcionamento na cidade vizinha, articulações tiveram início para trazer a aeronave para a base de Uberaba. Montes Claros também está na disputa.

Para tentar viabilizar helicóptero para o Samu Regional Triângulo Sul, o comando do Corpo de Bombeiros até realizou visita técnica ao aeroporto de Uberaba no ano passado para avaliar se existem condições operacionais e estruturais para o terminal receber o serviço aeromédico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por