Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLTICA
Tamanho do texto: A A A A
Daniela Brito - 14/11/2017

Uberaba vai receber projeto piloto de PPP para o destino de resduos slidos

Compartilhar:

Prefeito Paulo Piau (PMDB) comandou ontem reunião para tratar de Parceria Público-Privada (PPP) para resíduos sólidos. Uberaba foi escolhida para receber o projeto piloto. Prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale) também participaram da discussão, que contou com técnicos da Caixa Econômica Federal e do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Com isso, o município irá dar início a diversos procedimentos para implantar a PPP, como a modelagem econômica e financeira, estudos de viabilidade técnica, a modelagem jurídica, o auxílio na montagem do edital e consulta pública. Todo trabalho irá durar 12 meses e contará com o apoio de consultores do Ministério do Planejamento e da Caixa Econômica Federal. O trabalho será feito em conjunto com os municípios associados da Convale: Pirajuba, Conceição das Alagoas, Sacramento, Veríssimo, Delta, Planura, Campo Florido, Comendador Gomes, Santa Juliana, Conquista e Fronteira.

De acordo com Paulo Piau, o projeto é importante diante da existência do fundo garantidor do governo federal com os estudos e projetos, sem custos aos municípios. “A gente sai à frente para criar um modelo para o resto do país e esperamos a contrapartida, que são os recursos e investimentos que vêm da iniciativa privada para resolver um problema tão sério como o resíduo sólido”, explica o prefeito.

Segundo Manoel Renato Machado Filho, diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana do Ministério do Planejamento, as obras serão realizadas pelos municípios pelo mecanismo de cooperação federativa. “Esse é o teste que estamos fazendo com a cidade de Uberaba, no momento em que estamos estruturando o Fundo Nacional de Concessões”, diz. Diante da escassez de recursos dos entes federativos, surge, pois, o programa voltado para fomentar a parceria com o setor privado e mediante concessões públicas. Após o detalhamento do diagnóstico, segundo ele, a expectativa é que a contratação dos serviços possa ocorrer ainda em 2018.

O projeto está sendo realizado numa parceria da CEF com o Ministério de Desenvolvimento, Planejamento e Gestão e tem como finalidade oferecer ao consórcio todo assessoramento técnico de engenharia, econômico-financeiro, socioambiental e jurídico, com o objetivo de viabilizar a estruturação de contratos de concessão da PPP na área de resíduos sólidos e o acompanhamento no desenvolvimento de todas as fases do processo.

O presidente do Convale e prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, comemora a participação no consórcio do programa nacional. “A questão da destinação de resíduos sólidos urbanos não é só uma preocupação, como também hoje o Ministério Público está nos cobrando soluções o quanto antes”, destacou.



OUTRAS NOTCIAS


Cmara retoma votaes em plenrio com meta de limpar a pauta de 2017 (22/11)
Municpio faz novo parcelamento com Ipserv para obter certificado (22/11)
rea da fazenda Cassu escolhida para implantar o cemitrio-parque (22/11)
Delegado admite estrutura defasada, mas nega fechamento (22/11)
Lerin revela estudos da Receita para fechar a delegacia local (22/11)
TRF2 ordena nova priso de Picciani, Melo e Albertassi aps deciso da Alerj (21/11)
Tribunal nega absolvio sumria de Marisa Letcia (21/11)
Pesquisa revela que 59% das empresas investiram em compliance aps a Lava Jato (21/11)
Guardas municipais e de trnsito vo poder ter aposentadoria especial (21/11)
Greve dos Tcnicos Administrativos da UFTM permanece por tempo indeterminado (21/11)
Porta-Voz traz novas nomeaes de concursos pblicos (21/11)
Prorrogada MP que facilita renegociao de dvidas com a Unio (21/11)
Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianas do Brasil temem a violncia (21/11)
Senado pode votar hoje voto distrital misto e mais recursos para a sade (21/11)
Negros ocupam apenas 4,7% dos cargos de liderana nas empresas, indica pesquisa (20/11)
Municpio quer trocar rea com a Ceasa para construir complexo poliesportivo (20/11)
Comisso da ALMG garante a inadimplente receber diploma (20/11)
PMU reconhece dvida com Ipserv e parcela R$ 3 milhes em 60 meses (20/11)
FGV vai usar expertise para captar investidor privado (20/11)
Grupo que tenta salvar planta de amnia inicia trabalhos amanh (20/11)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
A pouco mais de dois meses antes do fim do prazo, cerca de metade dos uberabenses ainda no fez o cadastramento biomtrico. Quem no realizar o procedimento ter o ttulo cancelado. Voc j fez o seu?





JM FORUM
Com a aproximao da Black Friday (24/11), muitas empresas esto divulgando descontos para atrair os consumidores. Como voc pretende aproveitar as oportunidades?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017