Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLTICA
Tamanho do texto: A A A A
Gisele Barcelos - 12/08/2017

Queda em investimentos se deve escassez de verba federal, diz Piau

Compartilhar:

O prefeito Paulo Piau (PMDB) não recebeu com preocupação o resultado do índice Firjan 2017. O chefe do Executivo avalia que a menor aplicação em Investimentos prejudicou a nota final, mas se deve à necessidade de priorizar os recursos para a manutenção dos serviços essenciais como Educação e Saúde.

Piau argumenta que a queda no desempenho do indicador reflete a escassez de verba do governo federal e o Estado para o investimento em obras nos municípios. Segundo ele, as prefeituras não têm condições de aplicar em novas construções, sob pena de diminuir o montante para a manutenção dos serviços essenciais. “É uma questão de opção: ou mantém a prestação de serviços à comunidade ou investe em obras”, pondera.

O prefeito ainda posiciona que a avaliação da Firjan considera somente a questão financeira, não os resultados práticos. De acordo com o chefe do Executivo, a decisão tomada trouxe impacto positivo no desempenho da rede municipal de ensino. “Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais no serviço de Educação [Ideb]”, declara.

Quanto ao conceito baixo no indicador Liquidez por causa das dívidas acumuladas de um ano para o outro, PP minimiza a situação e declara que o Tesouro Nacional já avaliou que capacidade de endividamento do município. “A Prefeitura tem capacidade de tomada de empréstimo”, defende.

Além disso, o chefe do Executivo afirma que medidas estão sendo tomadas para melhorar o fluxo de caixa dos cofres municipais. Ele cita que a revisão da planta genérica de valores e o georreferenciamento serão ações que trarão impacto positivo, pois a tabela de cálculo do IPTU está defasada e o cadastro imobiliário também. Com isso, ele espera aumento no desempenho de Uberaba nas próximas edições do índice Firjan.

Levantamento avaliou situação fiscal de 740 dos 853 municípios mineiros. O IFGF avaliou a situação fiscal de 740 das 853 cidades mineiras. Outras 113 cidades não foram avaliadas, pois não declararam seus dados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), como determina a lei, ou as informações estavam inconsistentes.

A primeira colocada no ranking estadual foi a cidade de Extrema, que conquistou grau de excelência em quatro dos cinco indicadores analisados, com destaque para as notas máximas no IFGF Investimentos, já observado em 2015, e no IFGF Liquidez. Ouro Fino, São José da Barra e Mato Verde também obtiveram nota máxima no IFGF Investimentos, pois destinaram mais de 20% de suas receitas para investimentos.

Entre as cinco maiores cidades mineiras, apenas BH e Contagem (0,6573) apresentaram boa gestão fiscal. Uberlândia (0,5353), Juiz de Fora (0,5959) e Betim (0,5204) estão em situação fiscal difícil. Betim saltou de nota zero em Liquidez em 2015 para conceito B. 



OUTRAS NOTCIAS


Conselho do TSE se rene novamente para combater as fake news na eleio (16/01)
Sancionado, oramento do Estado tem dficit de mais de R$ 8 bilhes (16/01)
Prefeito tira frias e reforma do secretariado fica para depois (16/01)
Uberaba no confirma dengue nos primeiros dias do ano (16/01)
Chuva no d trgua e atrasa concluso do primeiro LIRAa (16/01)
Justia Federal nega recursos e mantm suspenso da posse de Cristiane Brasil (16/01)
PF indicia ex-prefeito de SP Fernando Haddad por irregularidades em campanha (15/01)
Justia Federal do Rio recebe mais uma ao contra nomeao de Cristiane Brasil como ministra (15/01)
Frum Melo Viana passa por correio durante o ms de janeiro (15/01)
Administrao alerta para prazo de regularizao de imveis com desconto (15/01)
Arte Solidria volta atividades com apresentaes nas UPAs (15/01)
Petrobras discute retomada da planta de amnia em Trs Lagoas (15/01)
Educao promove encontro com equipes escolares a partir de hoje (15/01)
PMU prorroga mais uma vez prazo para concluso das obras do BRT (15/01)
Aps crticas, PMU revoga licitao para iluminao com lmpadas de LED (14/01)
Sade da Famlia passa por avaliao do governo federal (14/01)
Dnit libera contratao de 4 colocada para obras de travessia (14/01)
Prazo para informar gastos com Educao acaba dia 30 (14/01)
Altamir Rso deve integrar 1 escalo de Piau com a reforma (14/01)
Prefeito visita conjunto de obras em andamento e pede limpeza de via (13/01)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Aps anunciar que o IPVA poderia ser parcelado somente na capital, Detran/MG estendeu a forma de pagamento ao interior, inclusive Uberaba, que tem dois postos credenciados. Voc pretende aproveitar e parcelar o pagamento?






JM FORUM
PMU conseguiu financiamento para construir viaduto na rotatria do Parque Fernando Costa e o edital dever ser lanado em breve. Contudo, a obra divide opinies. Voc acredita que o viaduto trar benefcios prticos ao trnsito no local?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018