POLÍTICA

Assessoria jurídica de MM orienta para bloqueio de “agressores pessoais” na net

As postagens, segundo a nota, estão sendo analisadas e copiadas pela assessoria jurídica para providências devidas

Publicado em 05/12/2016 às 08:04Atualizado em 16/12/2022 às 02:39
Compartilhar

Foto/ Divulgação

Marcos Montes é xingado e acena com providências jurídicas em alguns casos considerados difamatórios

Assessoria jurídica do deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) publicou nota de “repúdio e esclarecimento” nas páginas do parlamentar nas redes sociais, informando que orientou o pessoal de marketing e comunicação para que sejam bloqueados os internautas “que insistirem em postagens agressivas, maldosas e desrespeitosas nos espaços mantidos por ele para conversar com a sociedade”.

As postagens, segundo a nota, estão sendo analisadas e copiadas pela assessoria jurídica para providências devidas em casos de difamação e injúria. A assessoria do deputado lembra, inclusive, que o bloqueio não impede essas providências, já que antes os comentários são tecnicamente resguardados.

A publicação da nota foi uma reação a postagens em que o ex-prefeito e deputado federal majoritário de Uberaba é literalmente xingado por ter votado a favor da emenda que inclui juízes e membros do Ministério Público entre as autoridades sujeitas a punições em casos de abuso de poder.

“É público e notório que o deputado Marcos Montes orienta seu mandato pela transparência e pelo debate e que sempre se orientou pela consciência para votar na Câmara dos Deputados”, diz a nota da assessoria jurídica.

E continua: “Infelizmente, pessoas despreparadas para o debate estão extrapolando de forma grosseira e apelando para comentários que ultrapassam qualquer civilidade”.

A nota alerta, ainda, que “se alguém reclamar de que foi bloqueado é porque não teve o respeito devido”. Em alguns casos, de acordo com a assessoria do deputado, “estas pessoas dão a impressão de que não têm família – pai, mãe, filho, neto, irmão, esposa, marido –, tamanha a baixaria com que se manifestam”.

A nota diz que o mínimo que se espera de um comportamento civilizado é que não se faça aos outros o que não se deseja para si e seus familiares.

E conclui dando as boas-vindas às divergências, desde que através de comentários éticos e respeitosos.

Abuso de poder. Em sua coluna semanal, publicada domingo no Jornal da Manhã, o deputado, que é vice-líder do PSD na Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse que sempre fez questão de preservar ao longo da sua trajetória de homem público o compromisso com toda a sociedade.

Ressaltou que não existe nada, nestes 20 anos de exercício de cargos eletivos (de prefeito em duas gestões e deputado federal em três legislaturas) que o impeça de andar de cabeça erguida, seja em Uberaba, seja em outras cidades que representa.

Já na coluna, Marcos Montes citou que está sendo alvo de comentários grosseiros e maldosos nas redes sociais, mas deixou claro que estava se dirigindo “aos amigos que se dizem decepcionados” por ele ter votado a favor da emenda.

Afirmou que respeita o Ministério Público – onde tem bons amigos –, defende e confia na operação Lava Jato, é aliado no combate à corrupção, que não teme as apurações e, portanto, não tem motivos para retaliação. Segundo ele, os promotores e juízes da Lava Jato não têm qualquer razão que seja para temer a lei do abuso de autoridade.

“Minha opinião continua a mesma: todos têm que ser iguais perante a lei. Se um Presidente da República (o cargo mais alto do País), um governador, um prefeito, um vereador, um ministro do Supremo, um servidor público humilde, estão sujeitos aos rigores da lei, nada justifica que juízes e promotores fiquem à margem disso, como se estivessem acima do bem e do mal”, disse o deputado.

Ele afirmou que não sabe a motivação de cada colega deputado na votação da emenda do abuso de poder, mas sabe que a dele é de proteger a sociedade brasileira.

E concluiu a coluna: “Precisamos ficar sempre atentos, pois o abuso de poder pode acontecer com qualquer cidadão”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por