POLÍTICA

Cartórios iniciam treinamento de mesários a partir desta segunda

Os cursos começam com apresentação do chefe do cartório ou do juiz eleitoral e com exibição de vídeo, produzido pelo TSE, com orientações para os mesários

Thassiana Macedo
Publicado em 29/08/2016 às 07:45Atualizado em 16/12/2022 às 02:47
Compartilhar

Reprodução

Este ano, as urnas eletrônicas contarão com a novidade de ser utilizadas, também, para a identificação biométrica

Começa nesta segunda-feira o treinamento presencial dos eleitores que atuarão como mesários nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais de Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo. A preparação é realizada pelos Cartórios Eleitorais sob a supervisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ao todo, foram convocados 2.716 mesários, que vão trabalhar nas seções eleitorais dos cinco municípios, mas apenas a metade participará do treinamento.

Em geral, os cursos começam com uma apresentação do chefe do cartório ou do juiz eleitoral e com a exibição de um vídeo, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com orientações para os mesários. Em seguida, é feito o treinamento prático nas urnas eletrônicas, que este ano contarão com a novidade de ser utilizadas, também, para a identificação biométrica. Os treinamentos seguirão até o início de setembro.

Apenas os presidentes e primeiros mesários das seções vão receber o treinamento. Na 276ª Zona Eleitoral, responsável por eleitores de Uberaba e de Delta, foram convocados 772 mesários e serão treinados 386, até dia 2 de setembro, no salão da Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na rua Lauro Borges, nº 97, e no dia 3 de setembro, em Delta. Na 277ª Zona foram convocados 320 mesários e 160 receberão treinamento, até dia 1º de setembro, na Central, e no dia 2 de setembro, em Veríssimo.

Na 326ª Zona foram convocados 784 mesários e 392 receberão o treinamento, de 12 a 16 de setembro, na Central em Uberaba, e no dia 17, em Campo Florido. Já na 347ª Zona Eleitoral foram convocados 840 mesários e 420 serão treinados, entre os dias 12 e 15 de setembro, na Central, e no dia 16, em Água Comprida.

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por