POLÍTICA

Estado começa a quitar gratificação do IMA

O Governo do Estado começa a pagar em outubro as parcelas para quitação da Gedima, que não vinha sendo paga aos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Marconi Lima
Publicado em 29/08/2016 às 07:43Atualizado em 16/12/2022 às 02:47
Compartilhar

O Governo do Estado começa a pagar em outubro as parcelas para quitação da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (Gedima), que não vinha sendo paga aos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A informação foi dada pelo assessor-chefe de Relações Sindicais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Calazans, em reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com Calazans, os valores atrasados da Gedima serão quitados em cinco parcelas, com a primeira delas entrando na folha de pagamento de setembro, que será paga em outubro. Ele destacou que a decisão é fruto de negociação com a Seplag.

A presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários Estaduais de Minas Gerais, Moisa Medeiros Lasmar, reclamou da duração do plano de cargos do IMA, de 48 anos. Além disso, a carreira estaria estagnada desde 2008, quando o governo determinou que títulos acadêmicos, como pós-graduação e doutorado, não elevariam mais os salários.

O diretor técnico do IMA, Thales Almeida Fernandes, também criticou o plano de cargos e salários, considerado por ele obsoleto e prejudicial aos servidores. “Temos problemas com a promoção por escolaridade, com a progressão, pois elas não estimulam o servidor”, apontou.

Ele cobrou agilidade por parte do Governo do Estado na elaboração da proposta. “O IMA é um órgão jovem, que, em 10 de abril de 2017, completa 25 anos. Seria um grande presente se tivéssemos até lá a aprovação do nosso novo plano”, completou.

Já o presidente da Associação dos Servidores, Antônio Baptista Ruback, reforçou que o IMA é um órgão enxuto, com cerca de 1.500 servidores, para realizar 57 atividades relacionadas à agropecuária, como a defesa sanitária animal e vegetal e a certificação de produtos agropecuários.

Com relação ao plano de carreira dos servidores do IMA, Carlos Calazans respondeu que já foi criada uma comissão para, em 60 dias, formular esse documento. A comissão, que deve ser instalada no início de setembro, terá representantes do Executivo e dos sindicatos de servidores do IMA.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por