POLÍTICA

Eleição na ABCZ acontece na segunda e Fred Mendes conta com apoio de diretores

Fred Mendes e José Olavo, durante visita ontem ao Grupo JM de Comunicação, quando falou de seus propósitos

Thassiana Macedo
Publicado em 28/07/2016 às 15:48Atualizado em 16/12/2022 às 17:57
Compartilhar

Jairo Chagas

Fred Mendes e José Olavo, durante visita ontem ao Grupo JM de Comunicação, quando falou de seus propósitos

Após 18 anos, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realiza eleição com disputa para novo comando. Duas chapas concorrem à presidência da entidade em assembleia marcada para segunda-feira, 1º de agosto, na sede da Associação. O grupo vencedor conduzirá a ABCZ até 2019.

Encabeçando a chapa ABCZ Unida, Frederico Cunha Mendes é o candidato da situação. Filho do ex-presidente José Olavo Borges Mendes, ele tem o apoio de 15 dos 17 membros da atual diretoria. Em visita ao Grupo JM junto com o pai, Fred Mendes destaca que vai dar continuidade à filosofia de atendimento da ABCZ aos criadores, tornando-a ainda mais eficiente.

Fred Mendes explica que em 2012 houve recorde de registros, pois foi um momento de grande exportação de animais, especialmente para a Venezuela, que exigia o registro para importar. A partir desse ano, a baixa se deu em relação ao recorde, mas também pela situação do país. “Mas desde o ano passado voltamos a subir. No primeiro semestre de 2016 tivemos 5% de aumento nos registros. A projeção é que este ano será o quarto melhor da história dos registros, por conta dos esforços de atendimento, redução de custos. Neste período, também tivemos crescimento de 9% no registro de fêmeas PO (puro de origem). Isso nos diz que vão nascer mais bezerros controlados e que vão ser mais registrados no ano seguinte”, afirma.

O candidato afirma que a Associação deixa de focar apenas em registro e controle para ter um viés de prestação de serviço. “As viagens que fiz deram a oportunidade de ver que há demandas diferentes, mas o que vi em comum em todos os lugares é que precisamos de organização regional, através da formação de núcleos de criadores, agindo junto com os técnicos da ABCZ, que podem ser mobilizadores dos serviços. A ABCZ tem vários projetos que democratizam a genética e levam qualificação a produtores e colaboradores, mas precisamos dos núcleos para executar os projetos”, frisa.

Segundo ele, os resultados positivos desse trabalho podem ser vistos nas pesquisas de satisfação feitas com os pecuaristas. Para Fred, o desafio do próximo presidente será manter os altos níveis de avaliação dos atendimentos a campo, nos escritórios e na sede, e do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). “Fazemos pesquisas todos os anos, por volta de 11 mil questionários são respondidos por ano. Em 2016, mais de cinco mil apontaram nível de satisfação nos atendimentos a campo e nos escritórios de 97%. Aqueles que não estão satisfeitos revelam pontos que podem e vão ser melhorados. Nessa gestão, passamos a investir muito nas pessoas e na equipe, que ficou profissionalizada. Em três anos, o número de criadores que aderiram ao PMGZ cresceu mais de 100%”, avalia Fred.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por