POLÍTICA

Santos Dumont não terá canteiros centrais e tachões dividirão pistas

Projeto ainda não contempla ciclovia, que deverá ser implantada em espaço compartilhado com pedestre, mas ainda depende de discussão com moradores da região

Gisele Barcelos
Publicado em 17/11/2015 às 07:32Atualizado em 16/12/2022 às 21:16
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Foto/Reprodução/PMU

Projeto apresentado ontem prevê o fim dos canteiros centrais, com estacionamento dos dois lados e quatro pistas de rolagem, além de ciclovias nas calçadas

Com encerramento de obras do Água Viva na avenida Santos Dumont, a Prefeitura apresentou ontem proposta para remodelação do trecho entre a Leopoldino de Oliveira e o cruzamento com rua Medalha Milagrosa. A via ficará sem canteiro central para ganhar mais espaço, sendo a demarcação central feita com tachões.

O secretário Marcondes Freitas explica que dois projetos foram discutidos na reunião. Em ambos a via fica sem canteiros e demarcada no centro com tachões. Entretanto, a primeira proposta previa estacionamento apenas de um lado da avenida para oferecer quatro pistas de rolamento mais largas. Já segunda opção mantinha o estacionamento dos dois lados, com quatro pistas de rolamento mais estreitas do que o modelo anterior.

Freitas conta que, em votação, a maioria dos participantes optou pela implantação da segunda alternativa e decisão foi acatada pela Prefeitura. O secretário também reforça que a conversão à esquerda também será permitida em pontos como as ruas Coronel Manoel Borges e Terezinha Campos Waack.

De acordo com o titular do Planejamento, agora será dado início aos preparativos para a contratação da empresa que realizará as obras de adequação, recapeamento e sinalização do trecho. A expectativa é lançar o edital de licitação até o fim deste ano e começar a execução do projeto no início de 2016. “Queremos fazer o mais rápido possível, só dependemos dos trâmites e prazos do processo licitatório”, pondera.

O arquiteto salienta que também será implantado um projeto de paisagismo no local, com o plantio de árvores da espécie resedá nos passeios. “A planta é apropriada para o local, pois não possui raízes agressivas e floresce com frequência durante todo o ano”, acrescenta.

Além disso, Marcondes ressalta que já existe uma segunda etapa para a urbanização do local. A proposta é a introdução de faixas compartilhadas de ciclistas e pedestres nos dois sentidos, tendo em vista a largura das calçadas. O projeto ainda será discutido de forma detalhada com os moradores e empresários da região.

Para o prefeito Paulo Piau (PMDB), o diálogo com a comunidade é importante para encontrar os melhores caminhos para o crescimento da cidade. “Uberaba está crescendo constantemente e, infelizmente, as ruas são estreitas e sem nenhum tipo de planejamento. Com esta relação entre a Prefeitura e a comunidade definimos o melhor para a avenida com consentimento de todos. Agora é partir para a licitação e logo depois executar o projeto”, finaliza.

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