Projeto ainda não contempla ciclovia, que deverá ser implantada em espaço compartilhado com pedestre, mas ainda depende de discussão com moradores da região
Foto/Reprodução/PMU
Projeto apresentado ontem prevê o fim dos canteiros centrais, com estacionamento dos dois lados e quatro pistas de rolagem, além de ciclovias nas calçadas
Com encerramento de obras do Água Viva na avenida Santos Dumont, a Prefeitura apresentou ontem proposta para remodelação do trecho entre a Leopoldino de Oliveira e o cruzamento com rua Medalha Milagrosa. A via ficará sem canteiro central para ganhar mais espaço, sendo a demarcação central feita com tachões.
O secretário Marcondes Freitas explica que dois projetos foram discutidos na reunião. Em ambos a via fica sem canteiros e demarcada no centro com tachões. Entretanto, a primeira proposta previa estacionamento apenas de um lado da avenida para oferecer quatro pistas de rolamento mais largas. Já segunda opção mantinha o estacionamento dos dois lados, com quatro pistas de rolamento mais estreitas do que o modelo anterior.
Freitas conta que, em votação, a maioria dos participantes optou pela implantação da segunda alternativa e decisão foi acatada pela Prefeitura. O secretário também reforça que a conversão à esquerda também será permitida em pontos como as ruas Coronel Manoel Borges e Terezinha Campos Waack.
De acordo com o titular do Planejamento, agora será dado início aos preparativos para a contratação da empresa que realizará as obras de adequação, recapeamento e sinalização do trecho. A expectativa é lançar o edital de licitação até o fim deste ano e começar a execução do projeto no início de 2016. “Queremos fazer o mais rápido possível, só dependemos dos trâmites e prazos do processo licitatório”, pondera.
O arquiteto salienta que também será implantado um projeto de paisagismo no local, com o plantio de árvores da espécie resedá nos passeios. “A planta é apropriada para o local, pois não possui raízes agressivas e floresce com frequência durante todo o ano”, acrescenta.
Além disso, Marcondes ressalta que já existe uma segunda etapa para a urbanização do local. A proposta é a introdução de faixas compartilhadas de ciclistas e pedestres nos dois sentidos, tendo em vista a largura das calçadas. O projeto ainda será discutido de forma detalhada com os moradores e empresários da região.
Para o prefeito Paulo Piau (PMDB), o diálogo com a comunidade é importante para encontrar os melhores caminhos para o crescimento da cidade. “Uberaba está crescendo constantemente e, infelizmente, as ruas são estreitas e sem nenhum tipo de planejamento. Com esta relação entre a Prefeitura e a comunidade definimos o melhor para a avenida com consentimento de todos. Agora é partir para a licitação e logo depois executar o projeto”, finaliza.