POLÍTICA

Saúde convocará 70 mil pacientes da fila eletrônica para novos exames

A demora para o atendimento vem sendo motivo frequente de reclamações dos usuários desde o ano passado

Gisele Barcelos
Publicado em 04/03/2015 às 23:25Atualizado em 17/12/2022 às 01:10
Compartilhar

Pacientes que aguardam na fila eletrônica serão chamados para reavaliação e agendamento de exames. Hoje, 70 mil pessoas estão à espera da marcação dos procedimentos. A demora para o atendimento vem sendo motivo frequente de reclamações dos usuários desde o ano passado.

O secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, explica que, para atender à demanda, o pacote de exames foi ampliado junto aos prestadores de serviço contratados. No primeiro momento, os pacientes que estão na fila serão chamados para uma reavaliação e já sairão da unidade de saúde com a data confirmada para o procedimento. No entanto, Cury afirma que houve muitos casos de pessoas que desistiram do exame por causa das complicações enfrentadas no ano passado.

O titular da Saúde ressalta que outras medidas foram tomadas para reorganizar o serviço de agendamento eletrônico e evitar que o acúmulo novamente de pessoas na fila à espera de atendimento. “O prefeito Paulo Piau havia determinado que resolvêssemos este problema. Estudamos a situação e defini uma série de ações para dinamizar o trabalho”, salienta.

Uma das mudanças foi à implantação do serviço de coleta para exames laboratoriais nas duas Unidades Regionais de Saúde, sem a necessidade de ser inserido na fila e aguardar vaga para exame. Outra ação será a contratação de médicos para resolver o gargalo existente em especialidades como Colonoscopia, Endoscopia e na Oftalmologia.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 70 mil pedidos de exame aguardam na fila eletrônica para agendamento. Do total, 35 mil são laboratoriais. O relatório mostra que existe uma média de cinco exames por pacientes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por