POLÍTICA

Deputados com base eleitoral na cidade preferem Júlio Delgado para a Câmara

Marconi Lima
Publicado em 31/01/2015 às 08:49Atualizado em 17/12/2022 às 01:38
Compartilhar

 Entre os deputados federais eleitos com base em Uberaba, o preferido para assumir a presidência da Câmara Federal é Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais. O parlamentar pessebista conta com dois votos, contra um de Arlindo Chinaglia (PT), um de Eduardo Cunha (PMDB) e um está indeciso.

A preferência por Delgado já foi declarada por Marcos Montes (PSD). Mesmo após o seu partido anunciar o apoio ao candidato petista, o parlamentar uberabense optou por votar no conterrâneo, com quem diz ter muita afinidade e forte laço de amizade. “É uma pessoa muito digna. É filho de um grande político, Tarcísio Delgado, que já foi prefeito de Juiz de Fora, por isso vou trabalhar pela eleição do Júlio”, disse Montes.

Essa proximidade vem desde os tempos em que Montes foi prefeito de Uberaba (1997/2000-2001/2004). “O Tarcísio sempre foi um grande conselheiro. Um político experiente, que me ajudou muito quando fui prefeito de Uberaba. Ele e o ex-prefeito de Uberlândia Virgílio Galassy são duas pessoas muitos especiais”, lembrou Marcos Montes.

Outro a votar em Delgado deve ser o novato Caio Narcio (PSDB). Eleito pela primeira vez para a Câmara Federal, ele deve seguir a orientação do partido e confirmar o voto no deputado mineiro do PSB. Com Delgado estão o PSDB, PSB, PV e PPS.

Aelton Freitas (PR) garante que ainda não definiu em quem votar. O PR está na base de apoio ao governo Dilma Rousseff. Ele avalia que o resultado dessa eleição está difícil de prever. “Sem dúvida esta será uma das eleições mais disputadas das últimas legislaturas. Temos um nível muito equilibrado entre os candidatos, todos conceituados e respeitados na Casa, existindo assim chances de ocorrer um segundo turno.

Desta forma, fica impraticável prever qualquer resultado”, analisou Freitas.O voto para Arlindo Chinaglia será o do deputado Adelmo Carneiro (PT), que também assume pela primeira vez uma cadeira no Congresso Nacional. Junto com o PT, apoiam oficialmente Chinaglia o PSD, Pros, PCdoB e provavelmente o PDT. E o peemedebista Eduardo Cunha, salvo alguma surpresa, terá o voto de Zé Silva (SD). O Solidariedade, partido do parlamentar, anunciou adesão ao bloco que apoia Cunha, formado por PMDB, PTB, DEM, PRB e PSC.

Quatro candidatos disputam a indicação para a presidência da Câmara Federal: Arlindo Chinaglia (PT), Eduardo Cunha (PMDB), Júlio Delgado (PSB) e Chico Alencar (Psol). Se o candidato mais votado não conseguir 50% mais um dos votos, haverá a disputa de segundo turno com os dois mais votados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por