JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Aberta licitação para compra de armas da Guarda Municipal

Pelo edital, serão adquiridas 40 pistolas para o efetivo, além de 80 coldres externos de cintura para destros/canhotos e 80 portas-carregadores

26/05/2019 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 26/05/2019 - 07:35:45.

Debatido desde 2015, armamento da Guarda Municipal teve pontapé inicial. Licitação para a compra das armas de fogo foi publicada na última edição do Porta-Voz. O início do processo acontece paralelamente ao concurso da Guarda Municipal, cujas provas serão realizadas hoje. 

Pelo edital, serão adquiridas 40 pistolas para o efetivo, além de 80 coldres externos de cintura para destros/canhotos e 80 portas-carregadores. O contrato tem valor estimado em R$217.995,60. As empresas interessadas em disputar a licitação têm prazo a partir de terça-feira (28) até o dia 10 de junho, para apresentar documentação e propostas de preço à Prefeitura.

O armamento dos guardas municipais foi viabilizado por lei aprovada em 2014 no Congresso Nacional. A legislação deu poder de polícia aos GMs e autorizou o porte de arma de fogo pela categoria. A questão começou a ser tratada em 2015 e a aquisição do armamento chegou a ser anunciada no ano passado, mas foi postergada até a concretização do concurso. Inicialmente, havia a expectativa de verba federal para o investimento, mas o dinheiro não foi liberado até o momento. 

A meta do governo municipal é de que o processo de aquisição das armas seja concluído no segundo semestre para a entrega do armamento ao efetivo, incluindo os novos guardas aprovados no concurso agora em andamento. Todos os integrantes da GM passarão por treinamento e avaliação psicológica antes de receber as armas.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia