JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Promulgada Lei Municipal que proíbe a comercialização de canudos em Uberaba

Os comerciantes terão um ano para se adequarem

21/05/2019 - 07:50:57.

A partir desta sexta-feira (17) Uberaba passou a ser uma das 20 primeiras cidades do Brasil em que está proibido o fornecimento de canudos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos comerciais e eventos culturais. A Lei 13.048/19 de autoria do vereador Rubério Santos (MDB) foi publicada no Porta Voz, sendo promulgada pela Câmara Municipal. Os comerciantes terão um ano para se adequarem.

Segundo Rubério o principal objetivo da nova Lei é a preservação do meio ambiente, afinal os canudos de plástico que são usados por cerca de 5 minutos, demoram mais de 450 anos para se decompor na natureza e, ao se desintegrar em partes menores, termina na cadeia alimentar dos peixes, acarretando na morte de diversas espécies e contaminando o alimento consumido pelos seres humanos.

A nova lei prevê que em lugar dos canudos de plástico poderão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. 

Leia também: Proibição de canudos e sacolas plásticas está na pauta da CMA do Senado

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia