JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 21 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Ministro da Economia afirma estar disposto a ceder "em algumas coisas da Previdência

18/04/2019 - 11:56:46.

‘Ceder em alguns aspectos e em outros não’, essa foi a última declaração dada por Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (17) que o governo tem uma estratégia de negociação para a aprovação do texto da reforma da Previdência no Congresso e que está preparado para ceder em alguns pontos, porém não especificou quais. "Temos uma estratégia de negociação e a gente está preparado para ceder em algumas coisas e não ceder em outras", disse Guedes em entrevista à Central GloboNews.

A reforma da Previdência está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A previsão era que o parecer do relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), fosse votado nesta quarta na CCJ, mas a votação foi adiada para a semana que vem por falta de acordo.

Guedes também falou sobre os chamados "jabutis" no texto da reforma da Previdência. "Jabutis" são emendas feitas por parlamentares e que tratam de assuntos diversos daquele do projeto. De acordo com o ministro, a equipe econômica enviou um texto "técnico" ao Congresso e a presença dessas emendas "dificulta" a aprovação.

Guedes contou que, nas conversas que mantém com deputados, os parlamentares dizem entender que a reforma é "incontornável", mas enfatizam que querem fazer parte do processo de elaboração da proposta. "As minhas conversas com políticos são muito no sentido de mostrar a inevitabilidade da reforma, como é construtiva a pauta, até para eles. Essa reforma é diferente da do Temer, que era uma reparação do sistema de repartição. Essa é uma abertura para um regime de poupança", declarou o ministro, acrescentando que sente haver "apoio unânime" à reforma por parte de prefeitos e governadores.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia