JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Franco diz que acompanha eleição da Câmara, mas ainda não tem posição

Entre as legendas que declararam apoio a Maia não está o PHS, de Franco Cartafina. O deputado uberabense disse que ainda não se definiu sobre o tema

11/01/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima

O atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), que disputa a reeleição para o comando da Casa, tem, segundo o noticiário político nacional, o apoio de dez legendas na disputa. Em tese, somaria 242 votos, que ainda são insuficientes para uma vitória em primeiro turno (são necessários pelo menos 308 para a disputa ficar em turno único).

Entre as legendas que declararam apoio a Maia não está o PHS, de Franco Cartafina. O deputado uberabense disse que ainda não se definiu sobre o tema.

O parlamentar afirma que está acompanhando o quadro eleitoral na Câmara. "Com muita atenção e naturalidade, com o desejo de que o resultado seja benéfico para a população", ressaltou.

Maia conta com a própria legenda, o DEM, que terá 29 deputados, e o apoio inicial de outros partidos. O maior deles é o PSL, legenda do presidente Jair Bolsonaro, que elegeu 52 parlamentares, mas também anunciaram apoio, PSD (34); PR (33); PRB (30); PSDB (29); PROS (8); PPS (8), Podemos (11) e o PSC (8).

Entre os partidos que pretendem fazer oposição a Rodrigo Maia, está o Psol, que vai aumentar a bancada na Câmara para 10 representantes. Eles lançaram o nome do futuro deputado Marcelo Freixo (RJ) como candidato de oposição na disputa. 

Também buscam angariar votos Fábio Ramalho (MDB/MG); Arthur Lira (PP/AL) e o deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM/SP), que se mantém isolado dentro do próprio partido.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia