JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Consultoria deve apresentar relatório sobre aeroporto no mês de novembro

A contratação foi finalizada em junho pela Codiub e a ordem de serviço já foi emitida

09/08/2018 - 22:04:18. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 10/08/2018 - 10:10:28.

Foto/ilustrativa


Consultoria responsável pela elaboração do plano de desenvolvimento do aeroporto internacional deve apresentar relatório final em novembro à Prefeitura. A contratação foi finalizada em junho pela Codiub e a ordem de serviço já foi emitida para dar início ao levantamento.

De acordo com o presidente da Codiub, Denis Silva, o trabalho será feito em cinco etapas. A primeira parte já foi apresentada no mês passado e consistiu no diagnóstico inicial da economia e da estrutura das cidades da região no raio de 200 quilômetros. Silva pondera que a pesquisa deverá ser aprofundada ao longo dos próximos meses e vai conter análises sobre a demanda de cargas aéreas e fluxo de passageiros, além de estudos sobre a cadeia produtiva local e sobre a dinâmica aeroviária de cargueiros.

Pelo cronograma, a consultoria entregará em novembro o relatório final com o estudo de viabilidade econômica do aeroporto internacional. O presidente da Codiub explica que o material será utilizado no processo de captação de investidores privados para consolidar o projeto. “Queremos chegar em um levantamento com alto nível de detalhes para mostrar às empresas interessadas no negócio”, destaca.

O trabalho está sendo realizado pela Urban Systems Brasil, que ofereceu a menor proposta, no valor de R$95 mil, para executar o projeto. No contrato, o prazo estabelecido para término do trabalho é de cinco meses. 

A área para instalação do aeroporto já foi declarada de utilidade pública pela Prefeitura de Uberaba. No ano passado, a Secretaria Nacional de Aviação Civil também já assinou outorga para a construção do empreendimento às margens da BR-050, próximo ao posto Cinquentão. A viabilização do projeto, entretanto, depende da atração de investidores privados para a implantação e operação da nova estrutura, por meio de uma concessão.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia