POLÍTICA

Governo federal formaliza custeio do Hospital Regional em dezembro

Garantia é do Ministério da Saúde, que deverá arcar com 50% da manutenção da unidade, enquanto o Estado já oficializou o repasse de 25% e as prefeituras da região, com mais 25%

Gisele Barcelos
Publicado em 30/11/2016 às 07:31Atualizado em 16/12/2022 às 16:23
Compartilhar

Divulgação/PMU

Prefeito Paulo Piau no Ministério da Saúde, acompanhado do deputado Marcos Montes e do secretário nacional de Atenção à Saúde, Dr. Francisco de Assis

Governo federal deve publicar ainda este ano a portaria para formalizar a participação com 50% do custeio do Hospital Regional. A informação é do prefeito Paulo Piau (PMDB), que esteve ontem em Brasília para audiência no Ministério da Saúde.

Piau ressalta que o Estado já oficializou a entrada com 25% das despesas de manutenção do HR e os 26 municípios da região também acertaram a repartição de parte do custeio com Uberaba. Com isso, o prefeito pondera que falta apenas o compromisso do Ministério da Saúde para viabilizar a entrada em funcionamento do novo hospital. “A boa notícia é a publicação no início de dezembro da portaria que garante o custeio da União”, afirma.

O chefe do Executivo explica que o governo federal aguardava um posicionamento do Congresso sobre a abertura de crédito suplementar no orçamento da União para a Saúde. De acordo com ele, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, informou ontem que foi aprovado o adicional de R$1,6 bilhão para o setor, o que viabilizará o atendimento da demanda de Uberaba. “Vários hospitais e UPAs serão contemplados com esse recurso, inclusive o Hospital Regional. Assim, em breve estaremos ocupando o nosso hospital”, declara.

A proposta da Prefeitura é colocar o HR em operação de forma escalonada. Na primeira etapa seriam disponibilizados 41 leitos de internação, três salas do bloco cirúrgico, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como as unidades de apoio, com Central de Material e Esterilização, Serviço de Nutrição e Dietética, Lavanderia e Farmácia. “Com a publicação da portaria, os trâmites de ocupação serão iniciados imediatamente. Mas este tempo é nosso e temos interesse para que seja o mais rápido possível, dentro do necessário para abrir uma casa de saúde”, disse.

Antes da viagem, Piau foi questionado sobre a abertura do HR e declarou que a intenção seria colocar a primeira parte da estrutura em operação de forma imediata após a publicação da portaria. “Temos que abrir nosso hospital, se possível amanhã. [Eu quero abrir] amanhã, se o Ministério da Saúde assinar o compromisso [de custeio]”, posicionou.

A obra do hospital já foi concluída e os equipamentos instalados, além da Pró-Saúde também estar com equipe mobilizada para o início das operações. A previsão é colocar a primeira etapa em funcionamento até o fim de 2016.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por