ALTERNATIVA

De olho nos índices de Covid, autorizações para cirurgias eletivas serão semanais

Lídia Prata
Publicado em 15/07/2021 às 19:43Atualizado em 19/12/2022 às 02:55
Compartilhar

ELETIVAS EM MARCHA

Rede hospitalar está se preparando para a retomada das cirurgias eletivas de forma gradativa. Na tarde desta quinta-feira, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, e o coordenador do Complexo Regulador, Irálio Fedrigo, deixaram claro que a autorização para a realização das cirurgias será feita semanalmente, e dependerá dos índices de ocupação de leitos de UTI-Covid, conforme esta coluna adiantou na edição de ontem. Assim, mesmo autorizadas pelos planos de saúde (por exemplo), pode ser que as cirurgias não se realizem na data prevista, caso mais de 60% dos leitos de UTI-Covid estejam ocupados na semana anterior. Além disso, somente as cirurgias com no máximo dois dias de internação hospitalar poderão ser realizadas nessa primeira etapa, o que significa a retomada de cirurgias de média complexidade no máximo. 

COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Município terá de se desdobrar para explicar para a população todos esses critérios para a retomada gradativa das cirurgias eletivas, sob pena de enfrentar um tremendo desgaste quando os procedimentos estiverem autorizados, mas não puderem ser realizados. Além disso, precisará ter pulso firme para barrar os fura-filas, com os conhecidos pedidos de políticos para passar “Fulano” ou “Beltrano” na frente de quem já está esperando há mais de um ano e meio pela cirurgia. 

NEM TODOS

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, a superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM ressaltou que nem todos os pacientes que estão há mais tempo na fila poderão se enquadrar nos critérios da Secretaria municipal de Saúde para terem a cirurgia realizada nesse momento. Os casos que demandam mais tempo de internação, por exemplo, vão continuar esperando sua vez. No caso específico dos pacientes que vêm sendo acompanhados pelo HC, Ana Lúcia afiança que  estão todos prontos para a cirurgia, aguardando apenas a liberação.

ESPECIALIDADES

Por se tratar de um hospital-escola, Ana Lúcia Simões destaca que a intenção é fazer um planejamento de cirurgias eletivas contemplando todas as especialidades, para completar a formação profissional dos alunos do curso de Medicina. Mas ela não descarta a possibilidade de realização de mutirões para colocar em dia, ou pelo menos acelerar, a fila de pacientes à espera de cirurgias de menor complexidade.

CONCORRÊNCIA

O resultado da primeira fase da licitação para construção da etapa inicial da ZPE já é conhecido. Foram habilitadas as construtoras Seicon Incorporação e Construção Ltda., Barsa Engenharia Ltda., GCE S/A, Construtora Toubes, Sanioto Construções Eireli e GSV Construtora e Usina de Asfalto Eireli, que apresentaram os documentos de habilitação em conformidade com o exigido no edital. Já a Terrasa Engenharia, HCON Engenharia e SIUMG Empreendimentos Imobiliários foram desclassificadas porque não apresentaram a documentação completa. Agora corre o prazo para recurso, e depois serão abertos os envelopes contendo as propostas orçamentárias. Diante do atraso no processo licitatório, é praticamente impossível que as obras sejam iniciadas ainda neste mês de julho.

MAIS PRAZO

Reforma da Unidade de Saúde Lineu Miziara vai demorar mais três meses. Aditivo contratual foi publicado no Porta Voz desta semana, dando mais prazo para a empreiteira concluir o serviço.

MULTA NELES!

Foram 129 pessoas físicas notificadas pelo Porta Voz desta quarta-feira para apresentarem defesa ao auto de infração por descumprimento das regras do decreto 674, que impõe medidas de segurança contra a pandemia. Embora o rol seja extenso, não inclui a galera que veio festejar os 50 anos do governador Ibaneis Rocha em solo uberabense. Esses ainda estão se safando da punição por enquanto.

OLHA A COSIP AÍ

Guias para pagamento da Cosip 2021 já estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba, lembrando que o prazo para pagamento vence no dia 10 de agosto. A Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública fixou em R$ 17,91 o valor base do metro linear para efeito de cálculo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por