POLÍTICA

Picciani deve deixar governo para defender Temer na Câmara

O ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, afirma que conteúdo da nova denúncia contra o presidente Michel Temer é frágil

Gisele Barcelos
Publicado em 23/09/2017 às 09:44Atualizado em 16/12/2022 às 10:19
Compartilhar

Foto/Sandro Neves

Leonardo Picciani, ministro dos Esportes, disse que deixa o cargo para voltar à Câmara e votar pela derrubada da denúncia contra Temer

O ministro dos Esportes, Leonardo Picciani (PMDB), afirma que conteúdo da nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) é frágil, mas já adianta articulações para assegurar votação e barrar a abertura do processo no Supremo Tribunal Federal.

Questionado, o peemedebista confirmou que deverá se afastar do ministério temporariamente e reassumir o mandato parlamentar para votar contra a denúncia na Câmara dos Deputados. “Eu pretendo votar porque tenho convicção que a denúncia não deve prosperar por inepta que ela é”, manifestou. A mesma estratégia foi utilizada na votação da primeira denúncia em agosto. O governo exonerou 10 dos 12 ministros que também são deputados para participar da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Apesar das articulações, Picciani afirma que o partido encara com “absoluta tranquilidade” a votação da denúncia. Segundo o ministro, o resultado deverá ser o mesmo da primeira representação, que acabou rejeitada pelos parlamentares. “A atual denúncia é absolutamente frágil. Ainda mais frágil do que era a primeira denúncia, que foi já recusada pela Câmara dos Deputados. Nós temos uma convicção que, por uma questão de justiça, essa segunda denúncia terá o mesmo destino que teve a primeira”, defende.

A tramitação da segunda denúncia contra Temer começaria na Câmara nesta sexta, mas não houve quórum de 51 dos 513 deputados. Com isso, o caso pode começar a tramitar na segunda (25), caso haja quórum, ou na terça. Após ser lida em plenário, a denúncia é despachada para a CCJ. No mesmo dia Temer e seus ministros serão notificados para apresentar sua defesa.

Denúncia envolvendo compra de gado em Uberaba é desclassificada pelo delatado. Ainda na visita a Uberaba, o ministro Leonardo Picciani desclassificou a delação premiada do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Jonas Lopes. Na denúncia, a empresa da família Picciani foi citada em esquema de lavagem de dinheiro de corrupção. Lopes declarou que R$500 mil oriundos de corrupção foram usados na compra subfaturada de cem cabeças de gado da raça girolando da Agrobilara, em Uberaba. A transação teria sido para dissimular a natureza ilícita dos recursos.

Picciani negou qualquer irregularidade e argumentou que todas as operações da empresa passam por auditorias periódicas, inclusive de empresas independentes. “Todas as operações são auditadas, todas as notas fiscais emitidas e todos os impostos recolhidos. A empresa já ultrapassou diversas verificações por parte das autoridades fiscais e anualmente faz uma auditoria independente. Não há nenhuma preocupação com relação a isso [a denúncia]”, argumenta. O ministro ainda rebate que a denúncia é improcedente e questionou a legitimidade do autor das acusações. “É a palavra de um bandido confesso, que tenta envolver terceiros para se livrar das penas do crime que cometeu”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por