POLÍTICA

Em Uberaba não há sobras de doses contra HPV para estender vacinação

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para adultos até 26 anos, mas em Uberaba não existem doses disponíveis

Gisele Barcelos
Publicado em 13/09/2017 às 21:51Atualizado em 16/12/2022 às 10:33
Compartilhar

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para adultos até 26 anos, mas em Uberaba existem doses disponíveis apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos. A medida foi adotada para os municípios que tenham vacina de HPV em estoque, o que não é o caso de Uberaba.

As orientações são do Ministério da Saúde e foram aprovadas durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A medida é de caráter temporário e tem, segundo a pasta, o objetivo de evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.

“À medida em que os lotes enviados pelo Ministério da Saúde vão se aproximando do prazo de validade das vacinas, é editada uma portaria aos municípios autorizando aqueles que possuem doses sobrando desses lotes a aplicar nas faixas estendidas. Em Uberaba, neste momento, não temos o quantitativo de vacinas para poder atender a essa faixa estendida”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri.

Assim, Nelson destaca que apenas está sendo vacinado o público-alvo, que são as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 13 anos. Com relação à busca pela imunização contra o HPV, que é um problema no município, Nelson explica que recebeu recentemente nota do Ministério da Saúde recomendando aos municípios para que façam parcerias com as escolas, a fim de atingir o público-alvo, uma ação que já vem sendo adotada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por