POLÍTICA

Lançada edição 2017 do Parlamento Jovem com 10 escolas participantes

O tema deste ano será Educação e Política nas Escolas. A CMU é uma das 22 câmaras parceiras do programa

Marconi Lima
Publicado em 21/04/2017 às 10:54Atualizado em 16/12/2022 às 13:50
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia CMU

Durante a última reunião ordinária de abril na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) foi lançada a edição do Parlamento Jovem (PJ) 2017. O tema deste ano será "Educação e Política nas Escolas". A CMU é uma das 22 câmaras parceiras do programa, que é coordenado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC-MG.

Este ano o projeto irá trabalhar com 50 estudantes de seis escolas públicas e quatro particulares. As câmaras municipais e estudantes participantes do projeto serão organizados em 12 polos regionais para a discussão do tema. Na etapa municipal, as câmaras vão mobilizar os monitores do projeto e os estudantes das escolas do ensino médio escolhidas para participar do programa de formação. Serão discutidas e votadas nessa fase propostas para um documento a ser encaminhado à Câmara Municipal.

Algumas propostas priorizadas na cidade serão encaminhadas, ainda, ao polo regional correspondente, onde a dinâmica se repetirá, dessa vez, com aprovação de documento regional a ser encaminhado à coordenação estadual. Depois disso, representantes dos estudantes finalmente se encontrarão em Belo Horizonte para a plenária estadual, realizada no plenário da ALMG, onde será votado o documento final do evento. Ele será, então, enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG, com o objetivo de propor encaminhamentos ao Legislativo sobre o tema da edição.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Uberaba, André Tuma, esteve no lançamento do PJ em Uberaba. Em seu pronunciamento destacou que o PJ reflete uma conscientização da sociedade, especialmente dos jovens. Disse que a sociedade tem se afastado de temas voltados à política. “Encontramos jovens que falam que não gostam de política; muitas vezes não sabem o que estão falando”, enfatizou o promotor.

O vereador Franco Cartafina, idealizador do PJ em Uberaba, destacou que, como presidente da Comissão Permanente de Participação Popular, irá avaliar o relatório final da etapa municipal e verificar o que pode ser efetivado como políticas públicas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por