POLÍTICA

Revisão da planta genérica de valores deve ser levada à CMU

Proposta de revisão da planta genérica de valores já está pronta e deverá ser apresentada esta semana para análise do prefeito

Gisele Barcelos
Publicado em 13/09/2017 às 21:42Atualizado em 16/12/2022 às 10:33
Compartilhar

Proposta de revisão da planta genérica de valores já está pronta e deverá ser apresentada esta semana para análise do prefeito Paulo Piau (PMDB). A meta da Secretaria Municipal de Finanças é encaminhar o projeto final ainda este mês para a apreciação dos vereadores.

Para aplicar os novos valores no cálculo do IPTU 2018, a comissão de avaliação imobiliária está empenhada desde julho em concluir o levantamento que refletirá a valorização ou desvalorização do metro quadrado nos diversos bairros da cidade. A Lei Orgânica do Município estabelece que qualquer reajuste deve ser encaminhado até novembro à Câmara para entrar em vigor no ano seguinte.

O secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, não adiantou os reajustes previstos na planta genérica de valores. Segundo ele, o estudo técnico aponta os números, mas os valores que serão efetivamente aplicados ou mesmo o prazo dependerão de uma decisão política de governo. O titular da pasta cita inclusive que o percentual não precisa ser aplicado de forma gradativa e não de uma única vez.

Quanto ao georreferenciamento e atualização do cadastro imobiliário, Fontes manifesta que os dados não devem estar prontos para o lançamento do IPTU 2018 devido aos atrasos no processo licitatório. O secretário reforça que não haverá emissão de carnês complementares no próximo ano para os imóveis que estiverem com informações desatualizadas. Segundo ele, a atualização do cadastro imobiliário por meio do georreferenciamento será utilizada somente para os cálculos do IPTU 2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por