POLÍTICA

Casos de febre amarela em Minas fazem SMS intensificar vacinação

Depois de 8 anos sem registro, 23 suspeitas de febre amarela foram notificadas no Estado somente nos primeiros nove dias de 2017

Gisele Barcelos
Publicado em 11/01/2017 às 07:25Atualizado em 16/12/2022 às 15:47
Compartilhar

 Foto/Neto Talmeli

Diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura informa que todas as unidades básicas de saúde estão abastecidas com a vacina

Uberaba não tem registro de casos suspeitos de febre amarela até o momento, mas a Secretaria Municipal de Saúde convoca a população para a imunização contra a doença devido aos casos que estão sendo investigados em outros municípios mineiros.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, informa que todas as unidades básicas de saúde estão abastecidas com a vacina contra a febre amarela para facilitar o acesso à população. Segundo ele, as pessoas devem verificar a data da última imunização e atualizar a dose, principalmente se tiverem viagens planejadas para cidades com registro da doença. “Estamos no período de férias e as pessoas que forem para locais com a presença da doença devem tomar a vacina”, orienta.    

Depois de oito anos sem registro em Minas Gerais, 23 suspeitas de febre amarela foram notificadas no Estado somente nos primeiros nove dias de 2017. Até agora, 16 foram confirmadas por exames laboratoriais e sete ainda estão em investigação. Do total de notificações, 14 pacientes morreram. 

Os casos de febre amarela foram registrados nos municípios de Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema e Inhapim. Para conter a doença, o governo mineiro deu início à vacinação domiciliar nas cidades onde as suspeitas foram notificadas. Cidades vizinhas também podem entrar na lista.

O Ministério da Saúde já comunicou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada sobre a ocorrência dos casos, conforme prevê o Regulamento Sanitário Internacional, e continua mantendo a entidade atualizada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por