POLÍTICA

Prefeitura não cogita prorrogar as datas de vencimentos do IPTU

Neste ano, três níveis de desconto estão sendo oferecidos para os pagamentos à vista em janeiro, fevereiro e março

Gisele Barcelos
Publicado em 10/01/2017 às 07:19Atualizado em 16/12/2022 às 15:48
Compartilhar

Foto/Arquivo

O contribuinte pode retirar a guia para pagamento na internet, acessando o site da Prefeitura, que oferece a opção na primeira página

Governo municipal não cogita prorrogação do vencimento do IPTU 2017. Declaração é do secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, em entrevista à Rádio JM. Desde o início do mês, as guias de recolhimento estão disponíveis na internet e pontos de apoio foram instalados para a impressão dos carnês.

Fontes argumenta que, neste ano, a Prefeitura ofereceu três chances para o pagamento à vista do imposto, com desconto. Por isso, a prorrogação da data de vencimento não está em cogitação. “Quando se dá três opções de desconto, já está facilitando a vida do contribuinte. A Prefeitura não cogita prorrogar e nem pensou nisso até o momento”, pondera.

A primeira data de vencimento do IPTU é na próxima semana, dia 20 de janeiro. Quem quitar o imposto em parcela única terá abatimento de 20% no valor. O secretário reforça que a próxima oportunidade será o pagamento à vista até o dia 10 de fevereiro, com desconto de 15%. Depois, ainda haverá o prazo até o dia 10 de março, com desconto de 10%.

De acordo com o titular da pasta, o contribuinte deve fazer a escolha da data de pagamento no momento da impressão. Dependendo da opção selecionada, o carnê já será emitido com o desconto correspondente aplicado. Além do Centro Administrativo, a população conta com mais de 20 pontos de apoio, inclusive nos terminais de integração do BRT para retirar os boletos.

Quanto a contestações no valor lançado, o titular da pasta afirma que o contribuinte deve comparecer ao Centro Administrativo e protocolar requerimento. Fontes orienta que a medida seja tomada antes da data de vencimento. O processo será analisado pela equipe técnica e, se confirmado erro, o valor será corrigido.

Alternativa. Quem preferir o parcelamento poderá dividir o valor em até 10 vezes. O vencimento da primeira parcela será no dia 10 de março e as restantes, no mesmo dia de cada mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por