FALANDO SÉRIO

Codau instaura sindicância e diz que levará "fatos reais" ao MP sobre as denúncias

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 06/04/2022 às 21:24Atualizado em 18/12/2022 às 18:56
Compartilhar

Codau anuncia a instauração de sindicância para investigar os casos de perseguição, assédio e constrangimentos de que se queixam funcionários, inclusive em representação feita ao Ministério Público.

Tem limite

“A confiança da direção em seu corpo de gestores (chefes) não implica em pactuar com qualquer erro de conduta” – diz nota da Assessoria de Comunicação da autarquia, acrescentando que “os desdobramentos de cunho político não movem a gestão, focada na eficiência dos serviços”.

Fatos reais

A direção diz que prestará as informações necessárias ao Ministério Público, “com base em fatos reais”. O anúncio da sindicância ocorreu depois que os servidores que se dizem prejudicados expuseram ao MP e a Elisa situações de perseguição e assédio por parte de chefias.

Manifestação

Nesta quarta-feira o Sindae – sindicato dos trabalhadores da Codau disse em nota que está acompanhando o remanejamento de funcionários e buscando junto à direção e ao RH da autarquia informações se os direitos dos servidores estão sendo observados.

Descuido

Envolvido em problemas internos, com a destituição de presidente, o sindicato tinha se mantido em silêncio até agora sobre as denúncias iniciadas há três semanas.

Agenda em Brasília

Conselheiros tutelares de Uberaba passarão por curso de capacitação oferecido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Resultado de encontro que o vereador pastor Eloísio teve em Brasília, acompanhado das conselheiras Érika Martins e Fernanda Mendes e do assessor jurídico Jônata Elias. Ele tem transitado bem naquele Ministério, tentando alinhar políticas públicas entre Uberaba e o Governo Federal.

Bolsonarista. pastor Eloísio esteve com Flávio Bolsonaro.

Buscando emenda

Eloísio esteve também no Senado, em especial no gabinete do senador mineiro Alexandre Silveira, em busca de emenda para a Coordenadoria de Igualdade Racial. Ainda no Senado, o vereador se encontrou com Flávio Bolsonaro e, nesta 5ª feira, formaliza o convite para o presidente Bolsonaro receber a Medalha Major Eustáquio.

Imposto

A referência para o cálculo do ITBI a ser pago é o valor da transação declarado pelo contribuinte, de acordo com decisão do STJ. Valor condizente com o de mercado. Qualquer contestação do fisco terá de ser feita em processo administrativo.

Acusado absolvido

Levado a julgamento como participante de tentativa de homicídio contra Walter da Silva, em 2008, no Residencial 2000, Ernani Antônio Alves Ribeiro foi absolvido pelo Tribunal do Júri nesta 4ª feira.

Assumiu

O réu Marcos Assis Antônio, que havia assumido ter sido o autor das facadas (30) em Walter, estando eles na residência de Ernani, foi considerado culpado. Sua pena foi fixada pelo juiz Stefano Renato Raymundo em 4 anos de reclusão a serem cumpridos no regime aberto.

É grave

Mais uma denúncia de China, segundo o qual algumas instituições que recebem recursos do FNDE e não prestam contas continuam beneficiadas com o repasse. Vereador está anunciando um “pente fino” no setor e quer da SEMED a relação dos beneficiados e de valores.

Pé na peia

É até difícil de acreditar que a Prefeitura repasse verbas para quem não prestou contas de valores recebidos. Procedimento de verificação de regularidade funciona quase que no automático.

Condenação

Um dos líderes dos movimentos de PMs em 2019 e 2020 por recomposição de salários com defasagem de cinco anos, o tenente-coronel reformado Sávio Mendonça foi condenado em BH a 2 meses e 20 dias de detenção por ameaças dirigidas em vídeos nas redes sociais ao governador Zema, em 2019. Oficial, que deve disputar cadeira na Assembléia Legislativa, pode recorrer em liberdade.

Foi desabafo

No processo, o tenente-coronel confirmou ser o autor das ameaças, mas frisou que elas eram um desabafo. Por suas posições em defesa dos PMs, Mendonça esteve sob intensa pressão naqueles dois anos, enfrentando ameaças de processos, algumas delas concretizadas.

Apreensões

Um mandado de busca e apreensão chegou a ser cumprido em sua residência, quando foram apreendidos os celulares de todos os seus familiares que lá se encontravam. Disso resultou o vídeo que deu origem ao processo.

Falta de carne

É normal não ter carne na merenda escolar todos os dias da semana – explica a SEMED. Outros produtos que a substituem fornecem proteína – justifica. Os cardápios são produzidos de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Fiscalização

Anunciada há mais de um mês, somente nos dias 12 e 13 de abril é que a comissão de fiscalização da merenda submeterá dezenas de voluntários à pretendida capacitação. Mas a fiscalização tem sido feita pela Seção de Alimentação Escolar – diz a AsCom da secretaria.

Como assim?

Em Belo Horizonte, onde estão concentrados os “caciques” mineiros e “donos de partidos”, o Democracia Cristã ainda é uma incógnita para as eleições deste ano.

Sem chapa

Não há sequer especulação sobre nomes de sua eventual chapa de candidatos à Assembléia Legislativa, o que é um mal sinal para o uberabense José Arlênio, presidente da FIEMG regional.

Inchado

Em mãos lençóis estarão também os candidatos que já eram filiados no PL. O partido “engordou” com a filiação de Bolsonaro e tem agora nada menos que oito deputados estaduais concorrentes à reeleição. Entre eles, sargento Rodrigues (5 mandatos) e os coronéis Sandro e Henrique.

Concorrência

Candidato a deputado estadual, o experiente Luiz Dutra terá fortíssima concorrência na República PSDB/Cidadania. Na chapa estarão sete deputados, entre os quais João Leite (com 7 mandatos), João Vitor (3), Leonídio Bolças (5) e Raul Belém.

Concorrência II

No PSD, que não tem candidato a deputado estadual por Uberaba, a concorrência também é enorme. Partido está com 8 membros da Assembléia Legislativa.

Uai!

Nas rodas políticas tem-se como certo que um dos secretários municipais apoiará a candidatura, se confirmada, de Fradique Gurita, prefeito de Campina Verde.

Apoio da Igreja

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, Dom Paulo Mendes Peixoto manifestou nesta 4ª feira o seu apoio aos professores estaduais, em greve desde 9 de março, por melhores salários.

Orações

Arcebispo metropolitano afirma ser “imprescindível que somemos forças com estes profissionais, importantes para o processo educacional do povo”. E pede orações pelos servidores.

Recado

Dom Paulo nem precisou fazer qualquer referência ao Governo. O lema da Campanha da Fraternidade citada por ele diz: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

VAF faz a diferença

No “Café com os contadores” promovido pela Secretaria da Fazenda, nesta 4ª feira, todas as atenções estiveram centradas na importância das informações municipais para VAF. Elas geram receita. O estatístico e analista de receitas públicas Reginaldo Wemerson Alves detalhou que dos R$ 271 milhões que Uberaba recebeu por sua participação no ICMS, quase 90% dependeram diretamente do VAF. Reginaldo é fundador e CEO da Sigma Tecnologia e Assessoria.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por