POLÍCIA

PM e arcebispo traçam estratégias de segurança para igrejas

Somente entre março e abril deste ano seis igrejas foram vítimas de crimes na cidade, nas modalidades de furtos, roubos e arrombamentos

Renato Manfrim
Publicado em 27/05/2018 às 09:43Atualizado em 17/12/2022 às 10:01
Compartilhar

Divulgação

Reunião do arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto com a cúpula da PM, em Uberaba, na semana que passou

Devido ao aumento de casos de arrombamentos e furtos em igrejas em Uberaba, o arcebispo dom Paulo e o coronel Lupércio Dalvas Peres, comandante 5ª RPM (Região de Polícia Militar), se reuniram na semana que passou na Cúria Metropolitana de Uberaba. A reunião também contou com a presença de vários padres de paróquias da cidade e região e do vereador Rubério Santos (MDB).

Ficou definido que as paróquias receberão as chamadas “visitas tranquilizadoras”, bem como a integração delas à Rede de Vizinhos Protegidos. Somente entre os meses de março e abril deste ano seis igrejas foram vítimas de crimes na cidade, nas modalidades de furtos, roubos e arrombamentos.

Além do arcebispo dom Paulo, também participaram da reunião o vigário-geral da Arquidiocese, padre Saulo Moraes, e nove padres de paróquias de Uberaba. Entres eles, duas vítimas de agressões nos recentes roubos das paróquias Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bárbara. E, representando a PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais), compareceram à importante reunião os comandantes da 5ª RPM, coronel Peres, e do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Ronan Muniz, e representando o 67º BPM, o capitão Fábio.

“Foi uma reunião extremamente produtiva. Traçamos algumas ações em conjunto com a Igreja Católica, entre elas o combate à violência. Falamos em trabalharmos em rede e proximidade, buscar parcerias e envolvimento em ações conjuntas em Uberaba e região”, informou o coronel Peres. Atualmente existe grande preocupação da PM e Arquidiocese de Uberaba no que diz respeito aos casos de arrombamentos e furtos de igrejas. Sobre isto, o comandante Peres comentou que foram traçadas algumas ações em conjunto. “Serão adotadas algumas medidas de segurança pelas próprias igrejas, além de trabalhos que faremos em conjunto não somente nas questões das igrejas, mas da sociedade como um todo”, destacou.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Superação da Violência”. O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto pediu ao comandante Peres ações mais efetivas junto às comunidades periféricas.

O vereador Rubério, que agendou a reunião e por muitos anos respondeu pela assessoria de imprensa da Arquidiocese, entende que essa aproximação entre a PM, através dos comandantes das CPOs e as paróquias, por si só já contribui muito na prevenção de novos crimes, além das medidas que o clero vem tomando.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por