POLÍCIA

Inquéritos concluem que PMs agiram em legítima defesa em 2 homicídios

Delegacia de Homicídios considerou como legítima defesa dois crimes praticados em fevereiro e novembro do ano passado

Elias Santos
Publicado em 22/01/2017 às 10:19Atualizado em 16/12/2022 às 15:35
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Um dos casos foi registrado em novembro passado, quando um PM reformado atirou contra assaltante após ser ameaçado com uma faca

Delegacia de Homicídios considerou como legítima defesa dois crimes praticados em fevereiro e novembro do ano passado. Nos dois casos, policiais militares, um deles no exercício de sua função, alvejaram acusados de roubos consumado e tentado, que teriam desobedecido a ordens de parada.

No primeiro caso, no dia 15 de fevereiro do ano passado, farmácia localizada no cruzamento da avenida Leopoldino de Oliveira com rua Senador Pena foi invadida por um autor armado com pistola, que manteve vítimas reféns. Na ocasião, guarnição da Rotam foi empenhada para o local. Ao entrarem no estabelecimento, a equipe se deparou com o suspeito saindo de um cômodo onde ficava o cofre, ameaçando os funcionários. Um sargento PM avistou uma arma tipo pistola na cintura do bandido, que desobedeceu a ordem de parada e teria tentado sacar a arma da cintura, momento em que o militar, sem opção, efetuou dois disparos para evitar a agressão, um deles atingindo o pescoço do autor. Com ele foi encontrada uma réplica de pistola e a quantia de R$1.071 roubada da farmácia. Criminoso chegou a ser encaminhado com vida pela própria viatura policial ao pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM, onde foi constatada sua morte.

Em outro homicídio reconhecido como legítima defesa, por volta de 15h45 do dia 18 de novembro de 2016, o jardineiro L.A.M., 42 anos, seguia pela avenida Josias Ferreira Sobrinho, quando foi surpreendido por um homem alto, magro, que se aproximou de bicicleta. Com faca em punho, o suspeito anunciou o assalto, momento em que a vítima conseguiu correr e pedir ajuda a um popular. Após a tentativa frustrada de roubo, o bandido fugiu.

De acordo com informações, a vítima e o pedestre que o ajudou buscaram apoio de um policial militar reformado que se encontrava nas imediações. Durante rastreamento pela região, o autor foi encontrado na rua Adail Gomes Ferreira, próximo ao cruzamento com a rua Joaquim Tomaz da Silva. O policial teria se identificado e, ao ser dada ordem de parada para abordagem, o suspeito, munido com faca, avançou em direção ao militar, momento em que ele sacou sua arma de fogo e efetuou um disparo, atingindo o tórax do suspeito. Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas os socorristas apenas atestaram o óbito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por