POLÍCIA

Bispo uberabense preso em Goiás é acusado de formação de quadrilha, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

Carlos Paiva
Publicado em 20/03/2018 às 14:52Atualizado em 16/12/2022 às 05:26
Compartilhar

O uberabense e bispo de Formosa (GO) dom José Ronaldo Ribeiro continua preso e ainda não data para ser liberado. Ele foi detido durante “Operação Caifás” desencadeada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) com apoio da Polícia Militar na manhã de segunda-feira (19). O objetivo da operação é desarticular quadrilha suspeita de desviar dinheiro da Igreja Católica. O chefe do bando, conforme as investigações, seria o uberabense e bispo, que já atuou em Janaúba (MG) por cerca de sete anos. Além dele, foram presos cinco padres, um monsenhor e dois funcionários administrativos da Diocese de Formosa.

A suspeita é de que a quadrilha tenha desviado cerca de R$ 2 milhões dos cofres da igreja católica. Os valores seriam oriundos do dízimo, oferendas na missa, doações e festas das igrejas. Parte do dinheiro desviado foi encontrada em um fundo falso de um armário na casa de um dos envolvidos. Também foram apreendidos objetos de luxo, como relógios e computadores. As investigações tiveram início depois que frequentadores da igreja fizeram denúncias aos promotores de Justiça. Um dos promotores, em entrevista coletiva, disse: “Segundo os fiéis, desde a vinda do bispo, dom José Ronaldo Ribeiro, o sistema de administração e controle da contabilidade se desmantelou e não houve transparência”. Já uma promotora de Justiça que também participou das investigações disse à imprensa que já estão configurados crimes de apropriação indébita, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Todo o material apreendido foi encaminhado para analises e perícia técnica por parte da Polícia Civil. Para não haver destruição de provas nem influência de testemunhas, os suspeitos foram presos temporariamente (cinco dias), por ordem expedida pela Justiça de Goiás. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ainda não quis se posicionar, pois aguardam orientação do departamento jurídico. Na Dioceses de Formosa ninguém atendeu a ligação da reportagem do JM Online.

Dom José Ronaldo Ribeiro nasceu em Uberaba, assumiu a Diocese de Janaúba em junho de 2007, onde foi denunciado por falta de transparência e furtos. Ele foi designado pelo Vaticano para a Diocese de Formosa, em novembro de 2014. Ele tem títulos importantes como Cidadão Honorário de Brasília (2002); Cidadão Destaque de Sobradinho (2006); e Amigo da Academia Nacional de Polícia, do Departamento de Polícia Federal (2005). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por