POLÍCIA

Extinção da Cia. MEsp vai colocar mais PMs nas ruas, diz comandante

A 5ª Companhia de Missões Especiais foi extinta, liberando cerca de 64 militares que permaneciam no aguardo de ocorrências mais graves

Elias Santos
Publicado em 20/01/2017 às 22:21Atualizado em 16/12/2022 às 15:37
Compartilhar

Além da criação de um novo batalhão, a Polícia Militar em Uberaba passa por uma redivisão de seus grupamentos. A 5ª Companhia de Missões Especiais (5ª MEsp) foi extinta, liberando cerca de 64 militares que permaneciam no aguardo de ocorrências mais graves e com tumultos para atuarem no dia a dia das ruas. O treinamento para os pelotões de choque continua sendo feito nos dois batalhões, segundo explicou o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, coronel Eliel Alves Júnior.  

“Há tempos pleiteávamos a criação do centro de apoio administrativo (CAA5), assim como melhor distribuição da tropa. Tudo o que hoje é feito pela MEsp, na cidade toda, será feito por duas companhias, focadas somente naquelas áreas dos respectivos batalhões. Continuaremos com o recobrimento, porém em primeiro escalão. As atividades especializadas já haviam sido recolhidas anteriormente. A MEsp, antes de se tornar Companhia de Policiamento Especializado, era Gate, Antibombas, Choque, Canil e Rotam, que agora é GER”, informou o militar.

“Com cinco viaturas da Rotam, que tinha quatro militares cada uma, é possível fazer outras dez básicas, que são aquelas viaturas que respondem à sociedade e estão na ponta da linha, ou seis viaturas de Tático Móvel, sobrando policial”, salientou o coronel Eliel.

Ele destacou que assim haverá mais viaturas nas ruas, com mais pessoal e duas unidades para se cobrar. Sobre a extinção da MEsp, que chegou a ser criticada em redes sociais, o comandante explicou que a sua doutrina é em atividades específicas e citou que a última ocorrência em que se precisou da sua atuação foi em 2014, no viaduto do bairro de Lourdes, nas proximidades do beco dos Budas, de onde eram jogadas pedras. “Não temos demanda para isso”, concluiu o comandante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por