POLÍCIA

Obras do heliponto da base aérea do Samu Regional começam

Ontem, no quartel do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), na Univerdecidade, foram iniciadas as obras, com a fase de terraplenagem

Renato Manfrim
Publicado em 25/04/2018 às 08:16Atualizado em 16/12/2022 às 04:30
Compartilhar

Jairo Chagas

Na fase de terraplenagem, o heliponto deve estar concluído até o início do mês de junho

Ontem, no quartel do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), na Univerdecidade, foram iniciadas as obras, com a fase de terraplenagem, do heliponto da base aérea de Uberaba. No início deste mês o governador Fernando Pimentel (PT) confirmou a chegada de helicóptero que atenderá ao Samu Regional Triângulo-Sul, atuando nas ocorrências de acidentes graves em rodovias, de busca e salvamento e em casos de transporte de órgãos para transplantes que acontecerem no Triângulo Mineiro e Noroeste do Estado.

Segundo informações, a área do heliponto foi cedida pela Prefeitura, localizada ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros, com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados. Galpão do quartel será utilizado para o hangar e em breve passará por reformas de adaptação.

De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), a chegada da aeronave está prevista para o fim de maio, sendo que o primeiro voo operacional deve acontecer em 11 de junho. “No dia 10 de junho o heliponto estará aberto para visitações da comunidade”, comentou. O comandante Passos também informou que equipe especializada do Corpo de Bombeiros, médicos e enfermeiros que estão sendo contratados pela Secretaria Estadual de Saúde atuarão na aeronave. “A equipe médica será remunerada por meio de convênio intermunicipal. Treinamentos estão sendo realizados e a seleção do efetivo de batalhões dos bombeiros no Triângulo Mineiro está sendo feita neste momento”, contou.

Ainda de acordo com informações do tenente-coronel Passos, segundo estatísticas, cerca de 80% das vítimas de acidentes fatais morrem na primeira hora de seus atendimentos. “Com a chegada da aeronave, este atendimento vai ser agilizado, já que em 25 minutos é possível levar a vítima grave, por exemplo, de um acidente em rodovia até o hospital”, disse o comandante Passos, que também é piloto de helicóptero. Além dele, outros três pilotos, que virão de outras cidades, serão responsáveis pela operação da aeronave.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por