POLÍCIA

Suspeitos de matarem sargento morrem durante troca de tiros com a polícia

Durante as buscas, uma mulher e quatro crianças foram encontradas trancadas em um dos quartos

Carlos Paiva
Publicado em 22/03/2018 às 10:57Atualizado em 16/12/2022 às 05:23
Compartilhar

Atualizada às 10h57

Jairo Chagas

David Oliveira da Mota, 22 anos, e Luciano Mendonça, 46, foram mortos durante troca de tiros com policiais militares em um rancho na cidade de Água Comprida (MG), por volta das 21h de ontem (21). Eles são suspeitos de matarem, o sargento PM Gilmar Oliveira, de 51 anos, durante assalto na BR-050 na madrugada de quarta-feira (21). Os dois estavam escondidos no “Rancho da Mata” e, ao perceberem que estavam cercados, passaram a disparar tiros. Os militares revidaram. Os dois homens foram baleados e em seguida levados para atendimento médico-hospitalar, mas não resistiram. A pistola roubada do sargento foi recuperada.

Após o recebimento de informações dando conta que os suspeitos estavam em um rancho às margens do Rio Grande, na região de Água Comprida, foi montada operação para o deslocamento até o local e averiguação. No local, os militares tentaram contato, sem sucesso, decidindo, portanto, pela entrada na propriedade. Lá, ouviram barulhos decorrentes de movimentação e vozes. Os suspeitos, então, passaram a fugir pelo quintal, sentido ao rio Grande.

Ao se perceberem cercados, os suspeitos passaram a atirar e os militares revidaram, havendo troca de tiros. Quando os disparos cessaram, os militares se aproximaram e perceberam os suspeitos caídos ao solo, alvejados e com vida. Foi feita a algemação de ambos os autores e, em seguida, busca pelo local para certificação se haviam mais autores.

Foi encontrado próximo aos indivíduos um revólver calibre .32mm, oxidado, com o cabo envolvido com uma fita adesiva na cor amarela, com dois cartuchos deflagrados e uma pistola Taurus, calibre .40mm, com capacidade para 15 cartuchos, sendo que sete cartuchos se encontravam intactos e um desses citados se encontrava alojado na câmara.

Os suspeitos foram levados até a Unidade Hospitalar da cidade de Água Comprida para atendimento. Enquanto era realizado o referido socorro aos autores, permaneceu no local a outra equipe, que deu continuidade as buscas no interior da residência localizada no rancho.

Durante as buscas, uma mulher e quatro crianças foram encontradas trancadas em um dos quartos. Ela relatou aos militares que vinha sofrendo agressões físicas de um dos autores, com o qual mantinha relacionamento; os dois têm um filho em comum. A mulher relatou, ainda, que possui medida protetiva contra ele, mas acabou se deslocando até o rancho por medo. A mulher ainda relatou ter sido ameaçada de morte com revólver pelo então companheiro em data passada, mas não registrou ocorrência por medo.

Equipe que permaneceu no rancho acionou a perícia técnica, que realizou no local os trabalhos de praxe e constatou que os veículos tinham indícios de adulteração. Em um dos veículos, um Fiat Strada, placas ELZ-2993, foi encontrada uma bolsa contendo R$ 15.680,00 em notas diversas. Os dois veículos, o Fiat Strada e Fiat Brava (placas GZF-5587), foram removidos ao pátio conveniado. A mulher e as crianças foram encaminhadas ilesas à sua residência.

Sandro Neves

Com todas as honrarias, sargento PM Gilmar Oliveira foi sepultado nesta manhã, diante da comoção geral de militares e demais representantes da Segurança Pública, além de população também reunida no cemitério São João Batista

Estouro de pneus por objetos cortantes fez militares pararem

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o amigo do sargento Gilmar, que conduzia veículo Peugeot, parou o carro depois que dois pneus furaram por causa de objetos cortantes - incluindo tocos e arame farpado - na pista, colocados pelos criminosos. Os militares, depois que desceram do veículo, foram surpreendidos pelos marginais, que saíram de matagal e anunciaram o assalto. Em seguida, houve troca de tiros e o sargento foi atingido com um disparo na cabeça. Logo depois, os criminosos fugiram por rumo ignorado e teriam roubado a arma da vítima.

A perícia técnica da Polícia Civil realizou os trabalhos de praxe no local. Antes de ser liberado aos familiares, o corpo do sargento Gilmar foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi analisado pelo médico-legista. O corpo de Gilmar é velado na funerária Irmãos Pagliaro, na avenida Fidélis Reis, e o sepultamento está previsto para as 8h no cemitério São João Batista.

Segundo informações, o delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Heli Andrade, e o coronel Peres, comandante da 5ª RPM, vão conceder entrevista coletiva à imprensa hoje para informar sobre como estão as investigações do crime. (Renato Manfrim)

Helicóptero da PM encontra carro roubado em meio a canavial

Durante as buscas aos criminosos envolvidos no latrocínio do sargento Gilmar, ocupantes do helicóptero Pegasus, da PM de Uberlândia, localizaram veículo em meio a canavial de fazenda, à margem do quilômetro 822 da BR-262, sentido Uberaba-Campo Florido, proximidades das chácaras Mariitas.

Desta forma, segundo informações do registro da PM, Patrulha Rural do 67º BPM (Batalhão de Polícia Militar) foi acionada e, ao chegar ao local, constatou que o veículo se tratava de picape Fiat Strada, placas OAX-7322/Frutal (MG), com queixa de roubo.

Após ser recuperado, o veículo foi removido a pátio conveniado ao Detran, aguardando-se o resgate por parte do seu proprietário. (Renato Manfrim)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por