POLÍCIA

Exército monitora transporte de explosivos na operação Rastilho

O Exército Brasileiro desencadeou a operação Rastilho 3 e monitora a região do Triângulo Mineiro, bem como todo o território nacional

Renato Manfrim
Publicado em 29/03/2017 às 12:23Atualizado em 16/12/2022 às 14:20
Compartilhar

Neto Talmeli

Militares do Exército verificam carga em carreta durante a operação Rastilho 3, desencadeada na BR-050

O Exército Brasileiro desencadeou a operação Rastilho 3 e monitora a região do Triângulo Mineiro, bem como todo o território nacional. O objetivo da operação, segundo nota do Exército à imprensa, é intensificar as fiscalizações de empresas que trabalham com produtos explosivos nas fases de fabricação, importação, exportação, comercialização, armazenagem e transporte desses materiais. Ontem, as atividades ocorreram no posto fiscal de Delta, e cerca de 80 veículos foram fiscalizados, mas nem um apresentou irregularidade.

A área de responsabilidade de Uberaba é do Comando Militar do Planalto (CMP), a 11ª Região Militar (11ª RM) e concentra suas ações nos Estados de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro. A operação em Uberaba ontem contou com o apoio de agentes da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A finalidade é reduzir ou evitar que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita sejam desviados e utilizados em atos criminosos.

As fiscalizações são feitas em duas etapas. Na primeira, há a fiscalização dos documentos das empresas para verificar se está tudo dentro das normas exigidas pelos órgãos públicos. A segunda parte da fiscalização acontece no depósito, onde ficam armazenados os explosivos utilizados. A atuação do Exército se baseia no previsto em lei e no Estatuto de Desarmamento, em coordenação e integração com os órgãos de segurança pública e agências governamentais com o objetivo de garantir a integridade da população.

Segundo informações, na última operação Rastilho, realizada em 2016, cerca de 100 empresas foram fiscalizadas e 12 toneladas de explosivos foram apreendidas, juntamente com 11.986 espoletas e 25.747 metros de cordel detonante. Seis empresas foram autuadas por irregularidades no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por