Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLCIA
Tamanho do texto: A A A A
11/07/2018

Estado cria central de bloqueio para tentar reduzir roubo de celular

Compartilhar:

Mais de 43,6 mil celulares foram furtados ou roubados entre janeiro e maio em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). No intuito de reduzir o crime, foi criada a Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc). Trata-se de sistema online onde será possível fazer o bloqueio do celular com três cliques e ter o aparelho inutilizado em até 24 horas.

Com a inutilização, a vítima tem a garantia de que quem furtou ou roubou seu celular não terá acesso às informações pessoais lá contidas. Além disso, o governo pretende “derrubar” o valor de mercado dos aparelhos objeto de furto ou roubo para desestimular o crime. O bloqueio, no entanto, não faz com que a vítima perca o número da linha ou qualquer benefício junto à operadora, o que significa que, na prática, o contrato com a operadora não é afetado e o trâmite a ser seguido continua o mesmo em caso de roubo ou furto de celular.

O serviço também afeta as transportadoras, que poderão bloquear online os aparelhos subtraídos em crimes de roubos de carga, por exemplo. Como não são vinculados a operadora específica, o sistema bloqueia pelo número do Imei.

No caso de recuperação dos aparelhos roubados ou furtados por autoridades policiais, será realizado contato com o proprietário. Ele, então, deverá se dirigir à unidade policial solicitada para retirada do aparelho, mediante preenchimento do termo de restituição.

Somente até maio deste ano, foram registradas em Minas Gerais 23.755 ocorrências de furto de celulares e 19.939 de roubo. Em 2017, no total, foram mais de 55 mil casos de furto e mais de 61 mil casos de roubo.

*Com informações do G1 Minas Gerais






San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018