c Estado cria central de bloqueio para tentar reduzir roubo de celular - Jornal da Manhã - 46 anos

JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍCIA

Estado cria central de bloqueio para tentar reduzir roubo de celular

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a SESP, mais de 43,6 mil celulares foram furtados ou roubados entre janeiro e maio em Minas Gerais

Última atualização: 11/07/2018 - 09:27:49.

Mais de 43,6 mil celulares foram furtados ou roubados entre janeiro e maio em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). No intuito de reduzir o crime, foi criada a Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc). Trata-se de sistema online onde será possível fazer o bloqueio do celular com três cliques e ter o aparelho inutilizado em até 24 horas.

Com a inutilização, a vítima tem a garantia de que quem furtou ou roubou seu celular não terá acesso às informações pessoais lá contidas. Além disso, o governo pretende “derrubar” o valor de mercado dos aparelhos objeto de furto ou roubo para desestimular o crime. O bloqueio, no entanto, não faz com que a vítima perca o número da linha ou qualquer benefício junto à operadora, o que significa que, na prática, o contrato com a operadora não é afetado e o trâmite a ser seguido continua o mesmo em caso de roubo ou furto de celular.

O serviço também afeta as transportadoras, que poderão bloquear online os aparelhos subtraídos em crimes de roubos de carga, por exemplo. Como não são vinculados a operadora específica, o sistema bloqueia pelo número do Imei.

No caso de recuperação dos aparelhos roubados ou furtados por autoridades policiais, será realizado contato com o proprietário. Ele, então, deverá se dirigir à unidade policial solicitada para retirada do aparelho, mediante preenchimento do termo de restituição.

Somente até maio deste ano, foram registradas em Minas Gerais 23.755 ocorrências de furto de celulares e 19.939 de roubo. Em 2017, no total, foram mais de 55 mil casos de furto e mais de 61 mil casos de roubo.

*Com informações do G1 Minas Gerais

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia