POLÍCIA

Penitenciária local pode estar sob intervenção, diz sindicato

O Comando de Operações Especiais (Cope) da Seap (Secretaria Estadual de Administração Prisional), de Belo Horizonte, realiza trabalho sigiloso na penitenciária Professor Aluízio Ignácio

Renato Manfrim
Publicado em 13/09/2017 às 07:59Atualizado em 16/12/2022 às 10:34
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Viaturas com equipes do Comando de Operações Especiais da Seap chegando à penitenciária na tarde de ontem

O Comando de Operações Especiais (Cope) da Seap (Secretaria Estadual de Administração Prisional), de Belo Horizonte (MG), realiza trabalho sigiloso na penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira". Segundo informações da Sindasp-MG (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do Estado de Minas Gerais)/Sata-MG, o objetivo do grupo na unidade prisional de Uberaba possivelmente é uma intervenção geral.

Ontem, ainda de acordo com o Sata, haveria a chegada de novas equipes do Cope. No entanto, até o fechamento desta edição, a informação não havia se confirmado. A assessoria de comunicação da Seap confirmou, em nota, que o Cope está há duas semanas em Uberaba, à disposição da direção da unidade, para apoio de segurança, e não há situação de anormalidade na unidade prisional.

O presidente do Sata, Juscelino Maktub, comenta que, quando o Cope é acionado para comparecer a uma penitenciária, é para realizar intervenção e a mesma pode acontecer por causa de dois motivos: “Primeiro, com relação a revistas, buscas e transferência de líderes de facções criminosas, no caso aqui [penitenciária de Uberaba], do PCC (Primeiro Comando da Capital); e o segundo pode ser para trocar a diretoria da penitenciária”, afirmou.

Desta forma, a previsão é que o Cope, segundo Maktub, promova a readequação de procedimentos da penitenciária. “Eles [Cope] vão consertar qualquer procedimento que esteja sendo feito de maneira errada, se tiver alguma ordem da direção que não esteja prevista, eles readéquam todos os procedimentos e ficam por aqui [penitenciária] por algum tempo, fazem toda a revista na unidade prisional, retiram todos os tipos de excessos e ilícitos. Enfim, eles estabelecem as normas e procedimentos que são padrão”, explicou Maktub.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por