POLÍCIA

Rádios da PM em Uberaba deverão ser digitalizados até agosto

Até agosto deste ano a 5ª RPM (Região de Polícia Militar) em Uberaba deve digitalizar a rede de rádios. Além disso, em breve serão implementadas em todo o município as câmeras OCR

Renato Manfrim
Publicado em 26/05/2018 às 10:56Atualizado em 17/12/2022 às 09:59
Compartilhar

Foto/divulgação PMMG

Coronel Lupércio Dalvas Peres, comandante da 5ª RPM, anuncia também para breve a instalação das câmeras OCR

Até agosto deste ano a 5ª RPM (Região de Polícia Militar) em Uberaba deve digitalizar a rede de rádios. Além disso, em breve serão implementadas em todo o município as câmeras OCR – Leitor de Reconhecimento Óptico de Caracteres –, que faz uma rápida análise das placas de um veículo com o intuito de verificar se o mesmo é produto de crime.

Segundo o coronel Lupércio Dalvas Peres, comandante da 5ª RPM (Região de Polícia Militar), já há um termo de ajustamento de conduta do Ministério Público no valor de R$400 mil, sendo que já foram adquiridos terminais digitais. “Também estamos aguardando alguns recursos de emendas parlamentares. Então, já estamos a poucos passos de conseguirmos digitalizar a rede de rádios de Uberaba. As redes de rádios da PM de Araxá, que faz parte da 5ª RPM, e a da PM de Belo Horizonte já estão digitalizadas. A ideia é digitalizarmos todo o Triângulo Mineiro”, destacou.

A digitalização dos rádios em substituição ao analógico acontece por questões de segurança. “Hoje nós sabemos que há vazamento muito grande da rede (de rádios HT) da Polícia Militar. A digitalização é um formato que impede qualquer acesso”, assegurou o coronel Peres.

Quanto às câmeras OCR, na zona rural de Uberaba já há algumas em funcionamento. Este projeto de reconhecimento ótico de caracteres já existe em Belo Horizonte. Para a cidade de Uberaba este projeto já está em andamento. “Inclusive nós já temos na área rural, por meio do Conser (Conselho de Segurança Rural) e Sindicato Rural, algumas câmeras que já têm o leitor de OCR”, contou.

O sistema OCR faz a leitura da placa e já verifica automaticamente se determinado veículo tem queixa de furto ou roubo. “Se constatado produto de crime, a OCR comunica automaticamente a Central da PM e também o celular do policial que está mais próximo deste ponto, facilitando a abordagem imediata deste veículo furtado ou roubado”, explicou o comandante da 5ª RPM.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por