POLÍCIA

Dois bebês infectados com bactéria no HC correm risco de morte

Os recém-nascidos infectados pela bactéria Enterobacter cloacae multissensível correm risco de morte

Renato Manfrim
Publicado em 24/03/2018 às 07:20Atualizado em 16/12/2022 às 05:20
Compartilhar

Os dois recém-nascidos que continuam infectados pela bactéria Enterobacter cloacae multissensível, desde o início da semana, correm risco de morte. Segundo informações de ontem da assessoria de imprensa do HC (Hospital de Clínicas) da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), eles estão em estado gravíssimo, porém estável. Outros quatro recém-nascidos morreram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal na madrugada de terça-feira (20).

Na tarde de quinta-feira (22) a UTI neonatal do HC da UFTM voltou a receber pacientes, ocasião que a assessoria de imprensa havia divulgado que os dois bebês da UTI neonatal que ainda apresentam a infecção estavam com quadro clínico estável, sem risco de morte. Ainda conforme informações do HC, não há riscos de contaminação na UTI neonatal, já que os bebês ficam em incubadoras individuais. As investigações relativas aos óbitos estão em andamento e ainda não se sabe qual foi a fonte de contaminação.

"A metodologia de investigação é sigilosa, para não comprometer as etapas do processo de apuração. Todas as amostras necessárias já foram coletadas. Os resultados das análises microbiológicas estão, agora, sob responsabilidade das vigilâncias sanitárias municipal e estadual. Quando houver resultado oficial, o HC/UFTM será notificado e dará publicidade", diz trecho da nota do HC.

Ministério Público Federal (MPF) informou que já foi notificado e instaurou procedimento para apurar a situação. O Hospital de Clínicas continua a investigação para identificar a fonte de contaminação e mantém estritamente os protocolos de higiene e segurança do paciente, emitidos pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares.

Entenda o cas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por