POLÍCIA

Cerca de 80% das chamadas no CB não são de emergência

8º Batalhão de Bombeiros realiza aproximadamente 100 atendimentos clínicos todo mês em Uberaba. No entanto, na maioria das vezes estes atendimentos não são de urgência

Renato Manfrim
Publicado em 21/01/2018 às 02:48Atualizado em 16/12/2022 às 07:03
Compartilhar

Arquivo/Jairo Chagas

Bombeiros resgatam crianças em roda gigante que apresentou problemas

O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) realiza aproximadamente 100 atendimentos clínicos todo mês em Uberaba. No entanto, na maioria das vezes estes atendimentos não são de urgência, como uma parada cardiorrespiratória ou AVC, por exemplo.

A maior parte dos atendimentos clínicos, conforme a tenente Geani, do CB, é de baixa gravidade. “São classificados como vítimas de mal não definido. A vítima fala os sintomas e isso não entra como prioridade. Isso representa um grande número, tanto para nós como para o Samu. Exemplos disso são quedas da própria altura, enxaquecas, dor abdominal”, disse.

Diante deste quadro, a tenente Geani pediu a compreensão da população uberabense, que, ao ligar no Corpo de Bombeiros, entenda que existe na corporação um sistema de prioridade. “Então, caso a pessoa não se encaixe nas prioridades, pode acontecer de ela ter que esperar um pouco mais para que a viatura do CB atenda antes as prioridades. Se a pessoa tivesse a condição de se deslocar até o hospital, provavelmente o Corpo de Bombeiros não precisaria comparecer ao local chamado”, explicou a tenente do CB.

Quanto aos casos clínicos recomendados para acionamento do Corpo de Bombeiros, a tenente Geani destaca que são aqueles que precisam de intervenção imediata, como os de parada cardiorrespiratória. “Acontecem com pessoas que são do grupo de risco, que têm tendência ao infarto, como diabéticos e cardíacos. Então, estas pessoas sentem dor no peito, dormência nos braços. Já os alertas do AVC são debilidade nos braços, ou seja, a pessoa não consegue manter os dois braços elevados e apresenta fala anormal, sendo que não consegue se comunicar com clareza. Estes são sintomas que indicam que a pessoa precisa de um rápido atendimento”, destacou.

Corporação é referência em atender casos psiquiátricos. Ainda segundo informações da tenente Geani, do Corpo de Bombeiros, em Uberaba o CB recebeu em 2017, por mês, 14 chamadas referentes às emergências psiquiátricas. “Após o mal não definido, nós temos as emergências psiquiátricas como a segunda em quantidade de chamados no 193. E é uma atenção especial que damos porque somos referência juntamente com a equipe do Samu para atender a este tipo de ocorrência.” Estes tipos de chamados envolvem pessoas que têm histórico de distúrbio psiquiátrico, transtorno de humor e a depressão, tão comum nos dias atuais. “Então, emergência psiquiátrica é, sim, uma ocorrência típica do Corpo de Bombeiros e estamos sempre prontos para atender. Muitas vezes a pessoa precisa de contenção física e atendemos juntamente com a PM”, contou a tenente do CB.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por