POLÍCIA

Familiares de detentos se revoltam com descarte de objetos pelo Cope

Equipes do Cope, após as revistas nas celas da penitenciária, despejou do lado de fora, onde fica o lixo da unidade, um grande amontoado de pertences pessoais dos presos

Renato Manfrim
Publicado em 21/09/2017 às 08:11Atualizado em 16/12/2022 às 10:22
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Roupas, produtos de higiene pessoal e alimentos estavam entre os objetos descartados após revistas nas celas da penitenciária

Equipes do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (Cope), após as revistas nas celas da penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira” na última terça-feira (19), despejaram do lado de fora, onde fica o lixo da unidade, um grande amontoado de pertences pessoais dos presos. Entre estes, roupas, fotos de familiares, objetos de higiene pessoal, alimentos, entre outros.

Familiares dos detentos recolheram vários destes objetos, mas se revoltaram com a postura do Cope. Eles enviaram notas de indignação à reportagem do Jornal da Manhã. “Tudo bem que é o trabalho e dever deles [Cope] promover a ordem pública e manter a paz, porém, o que aconteceu foi que tiraram tudo dos detentos, até coisas de higiene pessoal e alimentos que as famílias levaram no domingo, inclusive TVs de LCD com nota e rádios”, diz trecho de um dos depoimentos de indignação de familiar de preso. Em outra afirmação de indignação com o procedimento de retirada dos pertences pessoais dos presidiários, familiar declarou: “Todas essas coisas foram compradas com o nosso suor e são pertences que eles têm direito. Mantimentos são coisas sagradas. Tantas pessoas passando necessidades e eles jogam tudo isto no lixo?”, questionou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou que na ação de revista realizada no dia 18 de setembro, na penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira”, em Uberaba, que contou com o apoio do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (Cope), foram apreendidos 87 papelotes de substância semelhante a maconha e cinco de cocaína, 17 celulares, 10 chips, dois pendrives e 10 chuços (vara armada de ferro pontiagudo).

Os presos, acompanhados de agentes de segurança penitenciária, fizeram a separação de objetos e alimentos que estavam no interior das celas e que precisavam ser descartados. Ações de revista são rotineiras em todas as 210 unidades prisionais administradas pela Seap e essa foi uma delas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por