NO BICO DA CHANCA

Zagueiro Jarbas Cury agora é sucesso no céu

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 16/07/2021 às 19:26Atualizado em 19/12/2022 às 02:53
Compartilhar

Jarbas Cury, o bom zagueiro

Com o sobrinho Ivinho

TOQUE DE PRIMEIRA

Durante alguns anos, frequentando o bar dele, convidava o meu zagueiro Jarbas Cury para fazer sua Biografia na Rádio JM 95,5 FM. Pois, queria prestar uma homenagem ao craque-amigo em vida. Mas, as gozações eram tamanhas e o tempo passou. Veio a pandemia, nos distanciamos, mas falávamos pelo telefone. Uma semana antes do seu óbito ele ligou todo feliz dizendo que estava muito bem. Depois recebi a notícia de que tinha falecido. Um aneurisma da pleura foi fatal e a entrevista ficou para outra encanação. Jarbas Cury de uma família de 13 irmãos, todos criados no início da rua XV de Novembro, Bairro Estados Unidos e sempre unidos e felizes. Wady Cury Mauá e Maria Bittar Cury criaram 10 homens e três mulheres. Anísio Cury foi craque.  Hélio Cury jogou pelos três clubes da cidade. Mauricio chegou a ser dirigente. Mauro, Wady, o famoso Cureba, Badio, Pedro, Antônio, Paulo, Jarbas, Diva, Terezinha e Maria José completam a família Cury. Jarbas deixou a esposa Edna e duas filhas: Sabrina e Gabriela. Mas no futebol, ele, começou a bater aquela bolinha no “pega bezerro” e sonhava em pular o muro para jogar no IAC. Aconteceu: foi com a camisa azul que se despontou para o futebol. Jogava duro, mas usava a inteligência e como dizia – “Não entro em barca furada”. Jogou em outros clubes, mas se sentiu completo jogando com a camisa do Uberaba SC: realizou seu sonho de criança. Seu melhor jogo foi com a camisa Azul do IAC, quando enfrentou Tostão, do Cruzeiro e não deixou o craque da seleção brasileira pegar na bola. Nesta partida que terminou empatada em 1 a 1, Jarbas foi considerado o melhor em campo. No final de carreira recebeu vários convites para jogar em outros estados, inclusive com o ex-técnico Hector Roberto Grita convidando para jogar no futebol goiano. O goleiro Armando Paulino o chamava de “surro”. E, depois fez algumas “peladas” com um time de craques, resolveu pendurar de vez a famosa “bicanca! Na verdade, Jarbas Cury, que também foi craque na culinária, cozinhava um frango ao molho que não tinha igual. Deixou muitos amigos e está fazendo muita falta. Era franco e não deixava nada para depois. Foi um sujeito sensacional e suas tiradas eram incríveis: “Aqui não neném”. “Pra cima de muá” e outras frase de efeito com “Jogador reserva não sai na foto”. “Come muito, sonha e me dá palpite para jogar no bicho”. Tenho certeza de que já é sucesso no céu. Deus proteja sua alma.    

Time de 1966 

IAC, gigante de 1966 

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Naquela época, nas horas vagas, Jarbas Cury vendia leite nas garrafinhas de um litro, certa vez para aumentar o lucro, foi no córrego que dividia os bairros EE. UU com o Abadia e deu aquela misturada. E ao vender dois litros, em um deles um lambari deu o ar da graça, e a mulher reclamou:

--- Seo Jarbinha, neste litro de leite tem um lambari. O que eu faço?

--- Neste a senhora paga cinco centavos a mais...

No Consultório, o paciente pergunta ao médic

--- Doutor, não levanto mais a cabeça, dou rizada sozinho, não converso com as pessoas, não presto atenção quando falam comigo. O que eu tenho, doutor?

--- Whatzapp...!  

Na Bahia um baiano fala com outr

--- Que cara é essa meu rei?

--- Odeio quando estou estudando e vem alguém e me acorda!   

É cada uma:

--- Filha, lembra da tia Berenice?

--- Não lembro não, mamãe.

--- Como que não querida? Ela viu você no ultrassom.       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Em casa, o Santos conseguiu excelente vitória sobre o Independiente. O gol salvador foi marcado pelo atacante Kaio Jorge, aliás esse moleque é mesmo bom de bola. No jogo da volta, ao Santos, basta um empate para seguir na Sul Americana. Vai dar certo.

Enfrentar o Olimpia no Paraguai não foi tarefa fácil para o Internacional. O empate sem gols, graças a atuação do jovem goleiro Daniel, que fechou para balanço, pode dar ao time de Cuesta uma pequena vantagem no jogo de volta, que acontece no Beira Rio.

Por falar em Libertadores, o que aconteceu com o futebol vistoso e dominativo do Flamengo? Na partida em que venceu o Defensa Y Justicia, o time parecia a quebra canela, mais perdido mais que cego em tiroteio. Diego Alves e Michael salvaram o time.

 Hoje tem o Cruzeiro, em casa, enfrentando o Avaí. A Raposa precisa da vitória. Faz um bom tempo que não ganha um joguinho sequer. E o Botafogo, sem técnico, vai com tudo pra cima do Brusque. O Fogão tem disposição, mas anda faltando futebol.          

Grande jogo, aquele que promete bom futebol e muita luta é o duelo entre Vasco da Gama contra o líder Náutico. O pega vai ser em São Januário, mesmo assim, o time cruzmaltino não é favorito. Acredito em muita disposição e equilíbrio. Taco a taco.

 A Serie “A”, tem mais uma rodada comprometedora. Hoje tem o Galo doido em Itaquera e pode até quebrar o bico. São Paulo tem parada torta diante do embalado Fortaleza. No Maraca, tem o bom Fluminense encarando o lanterna Grêmio de Felipão.

Amanhã o Palmeiras de Abel Ferreira vai tentar comer pequi sem morder nos espinhos. É o Atlético pela frente. Na Boa Terra, o Mengão vai ter que jogar muita bola para não levar coco. O sabor da linguiça vai ser testado entre Bragantino x Santos.  

Pelo modulo II do Mineiro, que começou como era esperado, sem “zebra”, a terceira rodada, além de Betim x Tupynambás, tem Democrata-GV contra União Luziense e os duelos entre Nacional de Muriaé x Guarani e Villa Nova x Democrata Jacaré.  

Pelo Brasileiro da Serie “D”, que tem no Grupo 6 a liderança da Ferroviária, que duela contra o Boa; a Caldense vai ao Espírito Santo encarar o Rio Branco. Patrocinense recebe outro Rio Branco e o Uberlândia vai ao Rio Brilhante enfrentar o Águia Negra.    

O que chama atenção da torcida colorada é o amistoso de avaliação de jogadores que acontece está manhã no CT Dr. Constantino Jorge Calapodopulos. Jogadores com idades de 19 a 23 anos serão avaliados pela comissão técnica do Colorado. É uma boa.   

O adversário teste é o América de São José do Rio Preto. A expectativa de a comissão técnica do colorado sob a batuta de Marcelo Araxá; Renato Montak e Toninho Pesso é bastante positiva. Isso é bom. Depois disso começa a montagem do elenco. TRAVA.             

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por