ALTERNATIVA

ANAC autoriza projeto do heliponto do HC

Lídia Prata
Publicado em 09/07/2021 às 20:47Atualizado em 19/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Mais um passo importante para a viabilização do heliponto no Hospital de Clínicas acaba de ser dado. A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - acaba de autorizar a sua construção. Comunicado foi feito pela Anac ao reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende, nesta quarta-feira. Próxima etapa será o levantamento dos recursos para o início das obras. 

ENQUANTO ISSO…

Do ar para a terra, a conclusão da obra de travessia urbana na BR 050, em frente ao antigo Clube Cascata, deve ficar pronta até o final do ano, se a empreiteira não tirar da cartola mais nenhum “coelho” surpresa para atrasar a entrega do serviço parada desde o ano passado, essa obra vai ganhar fôlego financeiro superior a R$ 600 mil para fazer a drenagem da pista superior, pavimentação asfáltica e um pequeno serviço na parte debaixo, segundo explicação do secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini. O reajuste de preço, no caso,foi justificado pela alta no preço da ferragem. Ainda de acordo com Pedro Arduini, durante o tempo em que a obra ficou parada, as estruturas foram alvo de furtos e deterioração, o que acabou pesando, agora, no bolso de todos nós via aditivo contratual de preço para terminar o serviço. 

Não é fácil esse nosso Brasil…

FALTA POUCO

Por falar em obras paradas, o viaduto do Cyrela ainda está peregrinando de secretaria em secretaria na Prefeitura. É tanta burocracia e tanto mimimi que até hoje não se conseguiu formalizar o aditivo que permitirá a conclusão daquela obra. O que supostamente seria mais complicado, que é convencer a Cyrela a bancar a diferença de preço pedida pela empreiteira para concluir o serviço, não é o que está travando a obra. Pois é.

´TÁ QUASE!

Já a canalização do Córrego dos Carneiros está com 98% das obras concluídas, segundo Pedro Arduini. Aleluia!

BEM BOLADO

Em que pese a desconfiança popular sobre empresa que venceu licitação para administrar o cemitério São João Batista, dado o preço muito baixo por ele apresentado, o secretário-adjunto de Obras e Serviços Urbanos frisa que ela está cumprindo o contrato direitinho. No entanto, as queixas sobre a sujeira interna não param. Na verdade, o São João Batista merece um projeto de revitalização e não apenas limpeza e manutenção interna. Um cuidado maior com as alamedas internas, pavimentação decente, construção de banheiros e controle do acesso ao campo santo. Não faz sentido deixar as três portas abertas, sem ao menos uma catraca no local. Em vários lugares os cemitérios são pontos de visitação por turistas, sobretudo quando têm obras de arte como as que o São João Batista tem. Aqui não damos o mesmo valor ao nosso cemitério.

NOVO PLANO

Plano municipal de segurança em fase de atualização para credenciamento ao recebimento de recursos públicos destinados à segurança pública. Na mira está a reforma do antigo Caresami. Reunião será no dia 29 deste mês, segundo o Cel. Alexandre Oliveira,  para discutir ações e metas para os próximos 4 anos.

PLANOS E METAS

Para a plenária sobre segurança no dia 29, o vereador Cabo Diego Fabiano vai defender algumas propostas já adiantadas por ele ao Cel. Alexandre Oliveira, Uma delas refere-se à necessidade de implantação de um plano de carreira e um estatuto para a Guarda Municipal. Paralelamente, ele pretende defender fardamento para o pessoal que atua no trânsito, assim como o pagamento de adicional de periculosidade, aumento da frota e rede de comunicação eficiente para agilizar o trabalho das equipes. Outra proposta será a oferta, pelo Município, de cursos de capacitação para a turma.

SENTIDO!!!!

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, o vereador Cabo Diego Fabiano se esquivou de confirmar sua condição de pré-candidato a deputado estadual em 2022. Disse apenas que é “um soldado do partido”. Por outro lado, garantiu que o seu grupo político terá candidato a estadual para fazer dobradinha com o federal Franco Cartafina. Tanto pode ser um dos seis vereadores eleitos com apoio do parlamentar, quanto um nome novo. Mas, o nome que vem mesmo sendo dado como certo é justamente o do cabo Diego.

ELE É O CARA!

Na audiência do Pingo do Jota, o vice-prefeito Moacir Lopes não se aguentou: “É ele sim”, referindo-se à candidatura do cabo Diego a deputado estadual. Moacir ainda completou: “E pode dizer a ele que terá meu apoio”.

ESTRANHAS DECISÕES

Como entender a decisão do governo Zema de determinar o retorno às aulas presenciais em Minas Gerais para segunda-feira,dia 12, se já na sexta-feira da mesma semana terá início o período de férias? Não seria mais coerente marcar o retorno para agosto? Ou cancelar esse recesso de julho?

Por si só, isso já explica as razões pelas quais apenas 10% dos pais confirmaram o retorno dos filhos às aulas presenciais na semana que vem.

TUDO PRONTO

Apesar dessa decisão esquisita do governo mineiro, a superintendente Vânia Célia garante que as escolas estão prontinhas para receber os alunos de volta na segunda-feira. São 24 escolas estaduais de 1º a 5º ano, equipadas com tapetes sanitizantes, dispensers de álcool gel, termômetros digitais, além de salas de aulas preparadas com o número de assentos compatíveis, dentre outras várias medidas de biossegurança. Já para os alunos do 6º ao 9º ano e do 3º ano do ensino médio não há previsão de data para o retorno às aulas presenciais. 

VAI QUEM QUER

Diante do desinteresse dos grupos prioritários pela vacina contra a gripe, a Prefeitura de Uberaba vai abrir a vacinação para todos aqueles que quiserem se prevenir  contra a H1N1. Vacinação será neste sábado, das 8h30 às 16h, no Centro de Saúde Eurico Vilela, que fica na rua Treze de Maio próximo ao Corpo de Bombeiros, e na UMS Maria Tereza, localizada na rua Das Rosas, Bairro de Lourdes. Interessante que a Influenza também mata, e mesmo assim as pessoas não se preocupam em tomar a vacina que pode evitá-la.

FILA RÁPIDA

Quem passou pelas imediações da ABCZ na manhã desta sexta-feira se assustou com a fila gigantesca para vacinação contra Covid. No entanto, assim que iniciou a aplicação da vacina a fila “andou” rapidamente. Leitor da coluna cronometrou o tempo em que ficou no carro para receber sua dose: exatos 18 minutos. A propósito, a coordenadora da vacinação, Ana Vera Abdanur, destaca que há possibilidade de abrir mais postos de vacinação, com horário ampliado inclusive. Não está descartado também o funcionamento das salas de vacinas após as 20h, especialmente agora com a chegada mais frequente e em maior quantidade de vacinas.

VAPT VUPT

Em matéria de celeridade, na segunda-feira as pessoas com 45 anos poderão ser vacinadas contra Covid, o que mostra um avanço muito bom no processo de vacinação em Uberaba. Se esse ritmo for mantido, a população na faixa dos 30 anos poderá começar a ser vacinada antes do final de julho. E olha que vem mais vacina na segunda-feira. O carregamento deve ser desembarcado no aeroporto de Uberaba pelo pessoal da Superintendência Regional de Saúde, no voo da Azul que chega aqui, à tarde, com entrega prevista para o dia seguinte à Prefeitura.

OLHA A XEPA!

Xepa da Coronavac já está sendo distribuída nas UBS, segundo Ana Vera. Mas como tem xepa? A coordenadora da vacinação explica que cerca de mil uberabenses, especialmente idosos, não voltaram para tomar a segunda dose. Mesmo com a secretaria de Saúde intensificando o processo de busca ativa, a partir do CPF dos faltosos e levando a vacina em casa, há doses sobrando. O que explica essa situação? Óbitos, mudanças de endereço e de cidade, e por aí vai.

SAMBA NO PÉ

Depois de passar 2021 em branco, as escolas de samba do Rio de Janeiro se movimentam para um mega carnaval no ano que vem, de 26 de fevereiro a 01 de março. Como 2 de março é feriado de aniversário de Uberaba, será um prato cheio para quem quiser ficar de papo pro ar, ou samba no pé.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por