POLÍCIA

Comandante diz que criminalidade violenta caiu 25% no 1º semestre

Município de Uberaba alcançou uma redução de 11% no número de furtos; comandante da 5ª Risp, entretanto, recomenda que a população se previna

Tulio Micheli
Publicado em 23/07/2019 às 23:06Atualizado em 17/12/2022 às 22:45
Compartilhar

Jairo Chagas

Coronel Lupércio Peres Dalvas, comandante da 5ª Região Integrada de Segurança Pública, diz que se considerarmos os dois últimos anos, a redução dos crimes violentos na região chega a 75%

Em entrevista à Rádio JM na manhã de ontem, o comandante da 5ª Região Integrada de Segurança Pública, coronel Lupércio Peres Dalvas, informou que Uberaba tem apresentado redução de índices de violência, utilizando comparativos dos últimos anos. 

De acordo com Peres, a redução foi verificada não só em Uberaba, como também na região. “Temos hoje um cenário positivo, mesmo quando falamos de estatísticas, que são dados frios, mas importantes para medir se tivemos redução de crimes violentos. Hoje podemos afirmar que alcançamos uma redução de 25%, comparando-se com o mesmo período do ano passado. Se colocarmos neste gráfico os dois últimos anos, chegamos a uma redução de 75% dos crimes violentos, que são homicídios consumados e tentados, roubos, estupros e todos os demais que geram violência ou grave ameaça para a vítima”, explicou Peres.

O comandante ainda afirmou que Uberaba alcançou uma redução de 11% no número de furtos, mas, mesmo assim, alerta a população. “Hoje temos furtos de veículos, bicicletas e até de hidrômetros, e conseguimos diminuir estes números. Já temos redução de 11%, mas, para que isso seja ainda maior, é importante o cidadão se prevenir. Deixar o celular e a carteira no bolso da frente e tomar cuidado com seus pertences. O furto é muito praticado diante do descuido do cidadão. A presença da Polícia Militar inibe o furto, mas isso também depende muito mais do cidadão”, ponderou o comandante.

Peres finalizou dizendo que, em casos de furtos em residências, ações dos moradores acabam facilitando o serviço do criminoso. “Tem muitos uberabenses que viajam, por exemplo, e deixam as luzes da varanda acesa, e isso é um perigo muito grande. O marginal está sempre de olho e se ele viu que a luz está acesa, ele aperta a campainha, e ninguém atende, claro que ele vai entrar na casa”, finalizou o comandante. 

Por mais que os números mostrem redução, o uberabense não acredita e vive inseguro quase 24h por dia. Relatos nas redes sociais sempre clamam por mais segurança e a sensação do cidadão parece contradizer os números. Nas próximas semanas o JM publicará material com balanço dos crimes em Uberaba e região, e, assim, o leitor poderá ter detalhes da situação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por