POLÍCIA

Ligação 798 passa a contar com câmera de monitoramento OCR

Equipamento conta com reconhecimento ótico de caracteres e possibilitará identificar veículos furtados ou roubados

Tulio Micheli
Publicado em 17/06/2019 às 22:12Atualizado em 17/12/2022 às 21:42
Compartilhar

Jairo Chagas

Evento na tarde de ontem marcou a instalação da câmera na Ligação 798, saída para Nova Ponte e local com sérios problemas de descarte irregular de entulhos

Mais uma câmera do projeto de Monitoramento Rural foi instalada ontem em Uberaba. O Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser), em parceria com o Rotary, possibilitou a instalação de mais este equipamento na região de Uberaba. A nova câmera foi instalada altura do km 9 da Ligação 798, e o equipamento já possui a tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres). Tal tecnologia possibilitará o reconhecimento de placas de veículos que passarem pela região, apontando se são furtados ou roubados.

A reportagem conversou com a presidente do Conser, Patrícia Santa Fé, que afirmou que as primeiras câmeras já mostraram resultados positivos, tanto com relação à segurança, mas também em se tratando de preservação do meio ambiente. “Os locais de instalação das câmeras foram escolhidos de forma criteriosa. Claro que no primeiro momento todos pensam nas soluções para os problemas de segurança pública, mas esta terceira câmera, por exemplo, poderá auxiliar também nos crimes ambientais, como descarte irregular de lixo e queimadas. Nossa meta é instalar 22 câmeras em vários pontos e, com isso, auxiliar na melhoria da sensação de segurança do uberabense”, explicou Patrícia.

Marcelo Feliciano, presidente do Rotary Clube Satélite Uberaba Norte –Santa Rosa, ressaltou a importância da parceria com o Conser. “Por ser uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, nós, do Rotary, nos sentimos extremamente realizados com a parceria. Estamos no caminho certo e vamos intensificar em projetos que visam a qualidade de vida do uberabense.”

O comandante da Polícia Militar em Uberaba, coronel Peres, também falou do equipamento e da sua importância. “Tudo que possa colaborar com o trabalho da Polícia Militar é bem-vindo. Por já ser dotada da tecnologia OCR, essa câmera vai auxiliar muito o nosso trabalho, principalmente o da Patrulha Rural, que é a responsável pelo trecho de entradas vicinais. Teremos, com certeza, grandes benefícios com essa parceria”, explicou Peres.

O promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, pontuou a eficiência do equipamento para com a preservação do meio ambiente. “Diariamente temos denúncias sobre crimes ambientais, e identificar as pessoas que os praticam é sempre muito difícil. Este tipo de tecnologia nos ajudará, e muito, uma vez que nos possibilitará, por exemplo, identificar quem são os responsáveis por descartes irregulares ou até mesmo queimadas”, pontuou Valera. 

A nova câmera terá monitoramento online 24h, sendo as imagens encaminhadas em tempo real à Central de Operações da Polícia Militar, que enviará, se necessário, viaturas ao setor da demanda. Ainda não existe previsão para as instalações de todas as 22 câmeras, mas parcerias já estão sendo costuradas a fim de que o projeto possa ser concluído o mais breve possível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por