POLÍCIA

Bafômetro passivo intensifica fiscalização nas rodovias mineiras

Uberaba é uma das quatro cidades que usam o aparelho em fase de testes; o aparelho detecta presença de álcool por proximidade, sem precisar que o condutor sopre

Publicado em 22/05/2019 às 11:01Atualizado em 17/12/2022 às 20:59
Compartilhar

Divulgação PRF

Se for dirigir não beba! O jargão é conhecido e comprovadamente evita muitas mortes no trânsito, mas nem todo motorista está atento aos cuidados necessários na hora de pegar a estrada. Pensando nisso, um novo equipamento, chamado bafômetro passivo, está em uso em cidades de diferentes regiões do estado, com intuito intensificar a fiscalização contra motoristas que insistem em dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas.

O bafômetro passivo é um aparelho que não precisa ser assoprado pelo condutor. Apenas por proximidade da pessoa, durante uma conversa, já detecta se houve a ingestão de álcool. O aparelho pode ser utilizado com o motorista ainda dentro do veículo. Sem contato físico, ele precisa apenas falar na direção do bafômetro. Agentes afirmam que o etilômetro ajuda agilizar a fiscalização de veículos durante operações. Caso haja alguma indicação de álcool, o aparelho aciona uma luz vermelha e o condutor precisará sair do carro ou moto para realizar o teste com o etilômetro tradicional, pois somente o equipamento antigo poderá detectar o teor alcoólico do motorista.

O equipamento já sendo usado em caráter de teste em quatro cidades mineiras: Sete Lagoas, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia. Os aparelhos foram adquiridos entre 2018 e 2019.

Os motoristas flagrados com teor alcoólico acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido, comete crime de trânsito. Os condutores têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e recebem multa no valor de R$ 2.934,7. Além disso, respondem criminalmente na Justiça.

Já os condutores que passam pelo teste do etilômetro e o valor é inferior a 0,33mg/l, também têm a CNH recolhida e recebem multa no valor de R$ 2.934,70.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por