POLÍCIA

Bombeiros recorrem à resiliência para manter confiabilidade, diz comandante

Comandante do 8º BBM, ministrou palestra na noite da última quinta-feira (16) no auditório Cecília Palmério

Renato Manfrim
Publicado em 18/08/2018 às 15:44Atualizado em 17/12/2022 às 12:38
Compartilhar

Com o objetivo de destacar a resiliência como característica principal do Corpo de Bombeiros para se manter como a instituição com maior confiabilidade pela população, o tenente-coronel Anderson Passos de Sousa, comandante do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), ministrou palestra na noite da última quinta-feira (16) no auditório Cecília Palmério, na Uniube, campus Centro.

Segundo o comandante Passos, a resiliência é observada como a capacidade de uma comunidade suportar e sobreviver, adaptar-se e mesmo se desenvolver em situações adversas. “Somos a instituição com maior confiabilidade da população. E o que de fato a gente faz para manter isso é a nossa própria resiliência, diante das dificuldades econômicas e políticas que enfrentamos, escorada em alguns pilares que são os trabalhos em equipe e em rede junto, por exemplo, à Defesa Civil, Samu, Polícia do Meio Ambiente, conselhos de Segurança, empresas, entre outros. Outro pilar é sempre valorizar o ser humano para termos sempre nossos bombeiros motivados para trabalhar no dia a dia, e, por último, a atuação científica, ou seja, sempre identificamos quais são os problemas que temos de enfrentar. Por exemplo, no caso dos incêndios florestais, nós sabemos qual o período de maior frequência e, desta forma, precisamos focar nestas informações para fazermos planos específicos”, explicou o comandante Passos.

No topo desde 2009, o Corpo de Bombeiros mantém o primeiro lugar como a instituição mais confiável do Brasil. É o que concluiu o último Índice de Confiança Social (ICS) do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). De 18 instituições avaliadas no ICS pertencentes tanto à esfera pública quanto à privada, além da sociedade civil, o Corpo de Bombeiros se mantém na liderança do ranking com 73 pontos. Em segundo lugar estão as igrejas (66), seguidas pelas Forças Armadas (62).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por