POLÍCIA

Bombeiros recomendam curso para as expedições em cavernas e grutas

É importante que aqueles que pensam em entrar em cavernas associem-se a grupos de espeleologia, diz coronel Passos

Renato Manfrim
Publicado em 15/07/2018 às 09:15Atualizado em 17/12/2022 às 11:31
Compartilhar

Reprodução

Gruta dos Palhares, em Sacramento, é frequentada por crianças, e os bombeiros alertam para os cuidados necessários ao seguir para seu interior

Devido ao resgate em caverna da Tailândia de 12 meninos – entre 11 e 16 anos – e seu técnico de futebol, drama que o mundo acompanhou recentemente, o comando do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) divulgou orientações para pessoas que pretendem fazer expedições subterrâneas em cavernas e grutas. Na região de Uberaba existe a Gruta dos Palhares, que fica a 87 quilômetros.

De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM, é importante que as pessoas que pensam em entrar em cavernas associem-se a grupos de espeleologia (ciência que estuda as cavidades naturais penetráveis pelo ser humano) e faça o curso básico que o CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) oferece em Belo Horizonte, sendo que este treinamento é em parceria com o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. “Além disto, avisar em sua casa o seu destino e o horário estimado de retorno, usar capacetes e calçados adequados, usar pelo menos duas boas lanternas, levar água e alimentos em quantidade adequada e informar-se sobre a caverna, no que diz respeito à presença de animais, previsão de chuvas, topografia, etc. Se a iluminação das lanternas acabar, é preciso parar e esperar. Jamais deslocar-se tateando porque o risco de queda e lesões sérias é grande”, destacou.

Ainda conforme o comandante Passos, Minas Gerais é um Estado com enorme quantidade de cavernas, e o CBMMG realiza treinamentos constantes. Iniciado em 2001, treinamento do CBMMG já capacitou 1.130 bombeiros militares em resgate em cavernas. “A entrada em cavernas requer preparação para que situações como a da Tailândia não ocorra. Os acidentes ocorrem com maior frequência em cavernas com água, sendo que predominam as lesões mais leves, como quedas que levam a pequenas fraturas”, informou o tenente-coronel Passos.

Alguns exemplos de cavernas em Minas Gerais são a Gruta dos Palhares (Sacramento), Gruta Casa de Pedra (Tiradentes), Gruta Rei do Mato (Sete Lagoas), Gruta da Lapinha (Lagoa Sant), Gruta do Salitre (Diamantina), Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Januária), Gruta São Thomé das Letras e Gruta de Nossa Senhora da Lapa (Mariana).

O drama na Tailândia teve final feliz. Todas as 12 crianças e o técnico foram resgatados por equipe que incluiu 13 mergulhadores estrangeiros e cinco membros da Marinha da Tailândia. O acidente aconteceu no dia 23 de junho, quando as vítimas foram surpreendidas por uma forte chuva que inundou o local. Na noite do dia 5 de julho (quinta-feira), ex-mergulhador tailandês morreu enquanto trabalhava como voluntário nos esforços de resgate colocando cilindros de oxigênio ao longo da rota utilizada para chegar às crianças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por