POLÍCIA

Policiais civis de Uberaba acusados de integrar organização criminosa

Operação 100 Anos de Perdão apura o envolvimento de 19 pessoas, entre elas, policiais civis das cidades de Uberlândia, Araguari, Uberaba e Patrocínio

Thassiana Macedo
Publicado em 26/05/2017 às 11:27Atualizado em 16/12/2022 às 13:05
Compartilhar

Foto/Bárbara Almeida/G1

Durante a operação, a mulher de um dos policiais foi detida na cidade de Patrocínio

Ontem, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão em Uberlândia, Uberaba e Araguari, no Triângulo Mineiro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e em Cascavel, no Estado do Paraná. Pelo menos 19 pessoas serão denunciadas por organização criminosa, roubo, tráfico de drogas, associação ao tráfico e falsidade ideológica. A Corregedoria Geral da Polícia Civil afirma que acompanha o caso e já instaurou procedimento administrativo.

Os crimes apurados pelos promotores Daniel Marotta Martinez, Adriano Arantes Bozola e Renata Santos, na operação “100 Anos de Perdão”, em referência ao ditado “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”, ocorreram em 2015. O primeiro foi no mês de setembro, em Uberaba. Na ocasião, foram desviadas quatro toneladas de maconha, sendo metade da carga apreendida na zona rural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. No mesmo período houve ainda um saque e desvio de duas cargas de cigarros no município de Prata. A carga, com mais de um milhão de pacotes, avaliada em R$5 milhões, foi desviada para Araguari.

O Ministério Público apresentou três denúncias contra 19 pessoas e foi decretada a prisão de 18 por crime de organização criminosa. Entre elas estão policiais civis lotados em Uberlândia, Araguari, Uberaba e Patrocínio. Doze pessoas estão sendo acusadas de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo, concurso de pessoas e restrição da liberdade das vítimas, entre elas, oito policiais civis, sendo um do Estado do Paraná e sete de Minas Gerais, e apenas um não teve o pedido de prisão preventiva expedido.

Nove denunciados, sendo cinco policiais civis, vão responder pelos crimes de associação para o tráfico de drogas, tráfico ilícito de entorpecentes e falsidade ideológica. A prisão destes suspeitos também foi decretada. Ontem foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seriam cumpridos 38 de prisão preventiva, mas a maior parte dos denunciados não foi localizada e o Gaeco não descarta a possibilidade de vazamento de informações antes da operação. Acredita-se que vão se apresentar à Corregedoria da Polícia Civil, em Belo Horizonte. Apenas três pessoas foram presas, sendo dois policiais em Uberlândia e a companheira de um policial civil em Patrocínio, e seis das 19 pessoas investigadas já estavam presas por outros crimes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por