CIDADE

Canalização do Córrego dos Carneiros começa a ser entregue em Uberaba depois de quase duas décadas

Michelle Rosa
Publicado em 31/07/2020 às 09:36Atualizado em 18/12/2022 às 08:20
Compartilhar

Foto/divulgação PMU/André Santos

Reivindicada pelos moradores dos bairros José Barbosa e Nossa Senhora de Lourdes há quase duas décadas, canalização do Córrego dos Carneiros começa a se tornar realidade.

No início de 2020, o problema foi registrado pelo Jornal da Manhã após forte chuva onde rio transbordou, impedindo a travessia dos moradores e veículos na divisa dos bairros Maringá e Antônio Barbosa.

“É um transtorno para todos os moradores daqui quando chove. Esperamos que as obras possam sanar os problemas que enfrentamos aqui há tantos anos. Nós ficávamos ilhados, sem condições de sair do bairro para realizar nosso trabalho em outras localidades. Ficamos felizes de ver depois de tanta luta o projeto já tendo concluído uma das etapas”, destaca João Borges Cardoso, presidente do bairro José Barbosa.

A primeira etapa da canalização do Córrego dos Carneiros foi entregue nesta quinta-feira, 30. A obra avaliada em 2 milhões 142 mil 760 reais vai captar as águas pluviais das ruas do entorno, minimizando os impactos das enchentes, que eram rotineiras durante o período das chuvas. Os recursos da obra são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), aprovados pelo Legislativo. 

O prefeito Paulo Piau falou sobre a importância da obra para a região, que segundo ele “é a quebra de um tabu de mais de 20 anos”.

“Estamos avançando na infraestrutura de Uberaba e de outros setores necessários devido a essa parceria entre o Executivo e o Legislativo, que tem sido muito efetiva. Estão em andamento dezenas de drenagens, já fizemos a canalização do Córrego do Barro Preto, agora dos Carneiros, e a proposta é minimizar ao máximo os problemas de enchentes vividos pela população ao longo de anos”, diz Piau.

A segunda etapa da canalização do Córrego dos Carneiros, segundo o prefeito, vai iniciar imediatamente. De acordo com o projeto técnico elaborado pela Secretaria de Planejamento, será feito um canal de 50 metros de largura, 2,10 metros de altura e uma extensão de 2,40 metros, com início pela rua Topázio, seguindo sentido da BR 262. A obra será realizada pela empresa Santo Pio - vencedora do processo licitatório - a um custo de 1 milhão 202 mil 744,54, com prazo de quatro meses para execução.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por